Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, Lisandra Oggpt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T14:58:16Z
dc.date.available2020-10-14T14:58:16Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2633
dc.descriptionOrientadora: Rosa Maria Dalla Costapt_BR
dc.descriptionInclui apendicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa como a indústria cultural está presente em duas escolas de educação infantil, uma pública e outra particular, na cidade de Curitiba. O estudo fundamenta-se em duas áreas das ciências humanas, Educação e Comunicação Social. Demarcados os campos, o estudo julga a escola e a indústria cultural. A escola, reconhecida por ser um espaço formalizado para o trabalho com o conhecimento. A indústria cultural, reconhecida por sua abrangência na produção de sentidos sociais. Ao se fazer uso deste conceito foi enfatizado o pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno. Desse modo, procurou-se demonstrar as mediações ocorridas entre as crianças e as professoras, considerando as intervenções escolares e os sentidos que as crianças deram ao que viram e ouviram pelos meios de comunicação de massa. Elaborada a análise documental e a pesquisa de campo, foram identificados quatro elementos que caracterizam a presença da indústria cultural na escola de educação infantil: linguagem, imagens, produtos e mediações. Nesse sentido, esta pesquisa ressalta a importância de um trabalho escolar que desenvolva a reflexão, a compreensão e o questionamento sobre a padronização e a mercantilização da cultura. Palavras-chaves: Escola de educação infantil, meios de comunicação de massa, indústria cultural e cultura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:: This research analyzes how the cultural industry to be presence of thein two primary schools, a public and a private in the city of Curitiba. Its focus is on two areas of the human sciences, Education and Social Communication. Demarcated the areas, the study think about the school and the cultural industry. The school, because it is recognized for being the legitimized space for work with knowledge. The cultural industry, because of its influence in the production of social values. The theoretical background of this study is: the School of Frankfurt, Max Horkheimer and Theodor Adorno. Thus, this research want to demonstrate the mediations between the children and the teachers, considering the schools interventions and the children's expressions from that they had seen and heard from the mass medias. After the bibliographical revision and the field research, four elements were identified as characterizing the presence of the cultural industry in the primary school's education: language, images, products and mediations. In this way, the present research emphasizes the importance of a school work that develops the reflection, the understanding and the questioning on the patronization and merchandising of culture. Keywords: Primary school, media, cultural industry and culture.pt_BR
dc.format.extentvii, 122 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectIndustria culturalpt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.titleInfância, indústria cultural e escola de educação infantil : imagens concatenadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples