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dc.contributor.authorTrancoso, Bartira Santos, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T13:00:17Z
dc.date.available2020-09-25T13:00:17Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26328
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11 de agosto de 2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 176-184pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo investiga as percepções de alunos superdotados acerca das relações entre Desenvolvimento socioemocional e Desempenho acadêmico. O diferencial desta pesquisa foi a consideração do tema da perspectiva do próprio aluno. A pesquisa foi realizada com 45 alunos de oito a doze anos que identificados como superdotados, frequentavam escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. Para responder à questão de pesquisa "como alunos superdotados percebem seu desenvolvimento socioemocional e as implicações deste no seu desempenho acadêmico" optou-se por realizar um estudo misto, quantitativo em sua primeira etapa e qualitativo na segunda etapa. Na primeira etapa foram utilizados instrumentos padronizados para o levantamento de dados e análise estatística de seus resultados. Aplicou-se escalas de Autoestima e de Autoconceito, Inventário de Crenças de Controle, Agência e Competência e o IMHSC-Del Prette (Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças). Passando-se para a segunda etapa, com maior flexibilidade metodológica, utilizou-se uma abordagem de caráter mais interpretativa e contextual. Através de entrevista semiestruturada, buscou-se no discurso dos participantes, aspectos de destaque na pesquisa quantitativa, estabelecendo relações entre eles. Considerando a multiplicidade de fatores envolvidos em todas as dimensões pesquisadas, procurou-se, na terceira e última etapa, evitar conclusões definitivas ou de caráter excludente. Os resultados sugerem que o grupo pesquisado tem entendimento adequado do que é a superdotação; tem autoconceito e autoestima altamente elevados; revelam crenças de controle fortes em dimensões de relevância para o sucesso acadêmico; se percebe e pode ser considerado como habilidoso socialmente. Um número pequeno se destacou sugerindo problemas neste contexto; percebe as expectativas dos pais, professores e colegas em relação a si como positivas e desafiadoras; e, por fim, o grupo pesquisado denotou nos resultados, mas não expressaram no discurso, as relações entre seu desenvolvimento socioemocional e desempenho acadêmico, sendo que uma boa parcela da amostra apresentou rendimento acadêmico na média ou pouco acima desta. Assim, conclui-se este estudo problematizando: se as crenças autorreferenciadas são bases emocionais importantes que favorecem os processos de aprendizagem, o que faz com que alunos identificados como superdotados, com potencial acima da média, que revelam um bom autoconceito e são possuidoras de uma boa autoestima operem academicamente na média ou pouco acima desta? Não têm eles os recursos potenciais e socioemocionais para serem bem sucedidos academicamente? Como as representações destas percepções podem dimensionar as relações que se estabelecem para o sucesso acadêmico, ou para o alto desempenho? Estão preparados os educadores para impactar seus alunos inteligentes de forma a possibilitá-los expressar "apaixonadamente" o seu melhor potencial? O que falta às instituições de ensino superior para formarem educadores capazes de ir além da informação?pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study investigates the perceptions of students with high abilities concerning the relations between socio-emotional development and academic performance. The differential of this research is in considering the theme from the perspective of the student. The research was carried with 45 students identified with high abilities, who were between 8 to 12 years old and who attended to municipal schools of Curitiba. To answer the question of this research, ¡°how students notice their socio-emotional development and the implications of this development in their academic performance¡±, it was decided, in the first stage, to make a mix and qualitative study, and qualitative in the second stage. During the first stage standardized instruments were used for data collection and statistical analysis for the results. Self-Esteem Scales, Rosenberg and Pier-Harris self concept, Control, agency and Means-Beliefs Interview of Skinner, Chapman and Baltes, and IMHSC-Del Prette (Multimedia Social Skills Inventory for Children) were used, moving to the second stage with more methodological flexibility, an individual approach with interpretative and contextual characteristics. A qualitative research was carried by a semi structured interview, searching for highlights aspects in the participant.s talking and establishing connections between these speeches. Considering the multiple factors in all searched dimensions, this last stage presents the attempt to avoid definitive or excluding conclusions. The results suggest that the researched group has a proper understanding about the meaning of high abilities; they also have a high level of self-concept and self-esteem; the feedback reveals strong control-beliefs in relevant dimensions for the academic success; the majority has a self-perception of being socially skilled. A small part of the group showed problems in this context: they notice the parents., teachers. and colleagues. expectations about themselves being positive and challenging. The searched group eventually denote . not expressed at the speeches . the connections between their socio-emotional development and their academic performance, considering that a good part of the sample group has an average or a little above average academic profits. Thereby, this study concludes rendering the problem like this: if self-beliefs are important emotional bases that favor apprenticeship processes, what make students, identified with high abilities, as said above, with good self-concept and self-esteem, operate academically just in the average or a little above it? Haven.t they the potential and socio-emotional resources to be academically successful? How can the representations of these perceptions dimension the connections to establish an academic success or a high performance? Are educators prepared to impact their clever students and give them the possibility to ¡°passionately¡± express their best potential? What is missing in the graduation institutions to graduate capable educators to go beyond the information?pt_BR
dc.format.extent219 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectSuperdotados - Rendimento escolarpt_BR
dc.subjectSuperdotados - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSuperdotados - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSuperdotados - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePercepções de alunos superdotados acerca das relações entre desenvolvimento socioemocional e desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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