dc.contributor.author | Moscal, Janaina dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Chaves, Christine de Alencar | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T13:52:07Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T13:52:07Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/26305 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Christine de Alencar Chaves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 30/09/2010 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 164-166 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Antropologia social | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Em canções que embalam sonhos, encorajam enfrentamentos ou ensinam a prática sem terra, a música no MST é expressão que guia os caminhos desta etnografia. Em uma história que carrega uma forte ligação com a igreja católica, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra pode contar sua trajetória por meio da música: de cânticos, hinos e paródias às composições de "artistas do MST" e, atualmente, de militantes artistas, que integram frentes e coletivos. Em trilhas que correm paralelas à atuação política do Movimento, suas canções dizem também das transformações em sensibilidades militantes. Articula-se neste contexto um circuito cultural que pretende difundir o projeto de transformação social do MST a públicos cada vez mais amplos. O propósito desta dissertação é compreender as maneiras como a música, em perspectivas que permeiam o lazer, a cultura e a militância, organiza e cria a prática sem terra. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In songs that lull dreams, encourage confrontations or teach the landless practice, the music in the Landless Rural Workers Movement (MST) is an expressions that guides the ways of this ethnography. In a story that carries a strong connection with the Catholic Church, the Landless Rural Workers Movement can tell its trajectory through the music: from the songs, hymns and parodies to the compositions by "MST artists", and now by militant artists, members of fronts and collectives. On tracks that run parallel to the political activity of the Movement, their songs also say about changes in the militant sensitivities. In this context, a cultural circuit is born, and it aims to disseminate the MST social transformation project to audiences ever wider. The purpose of this dissertation is to understand the ways in which music, in perspectives that permeate the entertainment, culture and activism, organizes and creates the landless practice. | pt_BR |
dc.format.extent | 173f. + 1 CD'Rom : il. [algumas color]. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Etnologia | pt_BR |
dc.subject | Musica - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.title | De sensibilidades revolucionárias à revolução das sensibilidades : trajetórias da música no MST | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |