Show simple item record

dc.contributor.authorHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-21T20:50:32Z
dc.date.available2020-09-21T20:50:32Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26271
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tania Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 109-115pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta resultados de investigação sobre o uso do livro didático de História por professores e alunos nos anos iniciais, em sala de aula. A pesquisa teve por objetivo analisar a presença do livro didático em aulas de História. A preocupação com o uso que professores e alunos fazem dos livros didáticos se justifica devido ao grande investimento do governo federal no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD e por serem pouco frequentes as pesquisas que analisam as formas de utilização dos livros (GARCIA, 2007). O trabalho empírico foi realizado em uma classe de quarto ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal na área metropolitana de Curitiba, com observações de aula e realização de entrevistas com a professora e com os alunos. A análise do material empírico produzido foi articulada em torno de duas categorias: (i) as funções que os livros exercem nas aulas acompanhadas, com ênfase em compreender como os livros afetam o ensino (ARAN,1999) e (VALLS, 2009) e (ii) as formas do conhecimento produzido nas aulas com o apoio nos livros didáticos. Sustentada no entendimento de que os livros didáticos estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países (Apple,1995), a pesquisa buscou compreender como o uso do livro didático, como um artefato cultural, interfere nas formas de apresentação dos conhecimentos no ensino e na formas de interação (EDWARDS, 1997; TALAMINI, 2009). Os resultados apontam características da apropriação feita pela professora e os alunos em um caso específico, nas atividades escolares desenvolvidas para o ensino de História. Os referenciais teóricos e metodológicos foram buscados no campo da Didática Geral e da Didática da História.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The dissertation presents results of a research on the use of the History textbook by teachers and students in the elementary school in initial years in the classroom. The survey aimed to analyze the presence of the textbook in History lessons. The concern regarding how teachers and pupils make use of textbooks is justified mainly due to the large investment from the Federal Government through PNLD and to the infrequent surveys that analyze ways to use textbooks (GARCIA, 2007). Accordingly, the survey analysis is based on two categories: (i) functions exerted by books on their use during accompanied classes, with emphasis on understanding how books affect education (ARAN, 1999) and (VALLS, 2009) and (ii) knowledge diversity produced during classes and supported by textbooks. Focus has been done on how textbook, as a cultural artifact, interferes at forms of presentation, interaction and forms of knowledge in education (EDWARDS 1997) and (TALAMINI, 2009). The starting comprehensive idea, according to Apple (1995, p. 81), is that textbooks provide "much of the material conditions for teaching and learning classroom activities all over the world". Thereby, to understand the teaching process, it is relevant to carry out a survey on the use of such didactic resource commonly available at teaching classrooms. The present survey brought out important indications on the use of the textbook in classroom as well as during the 4th year of elementary school History lessons, and has elucidated the involvement of teacher and students. To support answering these questions, references are based on the fields of General Didactics and History Didactics.pt_BR
dc.format.extent115 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO livro didático em aulas de história nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record