Prática de ensino na perspectiva de professores de estágio curricular supervisionado de matemática
Resumo
Resumo: Com esta pesquisa procuro desvelar como professores de Estágio Curricular Supervisionado de Matemática entendem prática de ensino a partir das atividades que elaboram e desenvolvem em disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado de cursos de Licenciatura em Matemática. Os sujeitos da pesquisa são professores destas disciplinas da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, os quais foram entrevistados sobre sua prática docente no estágio. Optei por uma abordagem interpretativa para analisar o material empíricocom suporte no referencial teórico construído, de um lado, sobre os conceitos de prática e prática de ensino e sobre a relação entre teoria e prática, e, de outro lado, sobre os saberes docentes. Da relação entre estes dois eixos, destaquei a intencionalidade da ação como elemento deflagrador das finalidades e objetivos da prática docente. Para a análise do material empírico quatro elementos estruturantes foram definidos a partir da leitura e do estudo das entrevistas: xpectativas que o docente tem quanto aos alunos/estagiários, seu modo de se expressar sobre sua ação docente, seu modo de entender o estágio curricular de matemática na formação docente e as relações que estabelece entre teoria e prática. Esta pesquisa possibilitou revelar que os professores entrevistados entendem prática de ensino por diferentes perspectivas, a saber, como práxis, imitação de modelos, nstrumentação técnica e como tempo em sala de aula, e que sua própria prática e a do estagiário podem se configurar como práxis. Abstract: Through this research I endeavor to obtain an insight on how teachers with supervised trainee periods understand the practical aspects of teaching based on the activities they prepare and carry out in the disciplines with supervised trainee periods in the bachelor in mathematics graduation courses. Subjects of this research are professors of these subjects at the Universidade Federal do Paraná and the Pontifícia Universidade Católica do Paraná, who were interviewed in connection with the teaching practices adopted in the trainee period. I chose an interpretative approach in analyzing the empiric material supported by the theoretical reference built, on the one hand, on the concepts underpinning the practices and the practical aspects of teaching and on the ratio between theory and practice, and, on the other, the knowledge of the teacher. From the relation between these two axes, I highlighted the intentional nature of the action as element that triggers the purpose and objectives of the teaching practice, which led to the insight that these teachers understand the practice of teaching from different standpoints, to wit, as praxis, imitation of models, technical instrumentation and classroom time, beyond that their own practice and the trainee's practice can be configured as praxis.
Collections
- Teses & Dissertações [9324]