dc.contributor.author | Grein, Josimeri Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T13:41:01Z | |
dc.date.available | 2020-09-23T13:41:01Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/26145 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/05/2011 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 98-103 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A dissertação intitulada "Formando Educadores do Campo" caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que tem como finalidade estudar concepções de formação do instrutor que ingressa no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O trabalho verifica que os instrutores do SENAR-PR, a partir de sua formação inicial, possuem necessidades e expectativas que devem ser atendidas para que os mesmos possam atuar como educadores. Desta forma, procurou-se demonstrar quais estratégias de ensino são necessárias e podem contribuir para a melhora na compreensão e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do educando nos cursos do SENAR-PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado, bem como, realizou-se a observação do instrutor por meio de um formulário próprio da instituição e análise de conteúdo. Para o desenvolvimento do trabalho discutiu-se a formação necessária para se formar um educador, foram enfocados aspectos acerca do histórico da agricultura, caracterização do sistema "s", educação profissional, educação de adultos e outros. O trabalho concluiu que o educador do SENAR-PR percebe que a sua formação inicial não é suficiente para o atendimento às necessidades cotidianas da prática docente, pelas lacunas que observa no seu conhecimento profissional, necessitando, sobretudo de conhecimentos pedagógicos, do conteúdo didático e da leitura teórica do contexto social. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The dissertation is entitled "Shaping the Field Educators" is characterized as an exploratory research that aims to study the pedagogical training of the teacher who joins the Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná. It verifies that the instructors SENAR-PR, from their initial training, have needs and expectations that must be met so that they can act as educators. Thus, we tried to demonstrate which teaching strategies are necessary and can contribute to the improvement in the understanding and improvement of teaching and student learning in courses SENAR-PR. To collect data we used a semi-structured questionnaire, and were held to observe the instructor through a form provided by the institution and content analysis. To develop the work discussed the training necessary to form an educator, were focused on the historical aspects of agriculture, characterization of the system "s", vocational education, adult education and others. The study concluded that the SENAR-PR educator realizes that their initial training is not sufficient to meet the needs of everyday teaching practice, observed that the gaps in your professional knowledge, especially in need of pedagogical knowledge. | pt_BR |
dc.format.extent | 112 f. : il., grafs., maps., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Agricultura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Formando educadores do campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |