Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAzevedo, Josefa Janete de, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T17:01:57Z
dc.date.available2020-09-22T17:01:57Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26144
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/05/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 153-158pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa foi focada, para analisar os efeitos que o Programa de Desenvolvimento da cidadania e comunidade teve - PDC – sobre a comunidade escolhida do Jardim Libanópolis. Refletindo coletivamente as práticas sociais e educacionais considerando o processo de mobilização; participação; e organização comunitária através da ação do Projeto Núcleo Familiar; Projeto Estrela Guia; Projeto Adolescente Em Ação Pela Paz e Projeto Pequeno Cidadão. A importância da pesquisa se origina do fato de que não existia nenhum tipo de informação sobre a evolução do PDC. Informações sobre vida comunitária; vida familiar; e vida pessoal; foram analisadas através dela. Considerando educação como um processo que ocorre em todos os níveis sociais ao longo da vida; processo que muda comportamentos e pontos de vista. Esta reflexão começou a partir de práticas educacionais; mudanças; e práticas de aprendizagem no ambiente comunitário. A pesquisadora como uma coordenadora pedagógica; estabeleceu um elo direto e constante com a comunidade referida; fato que a auxiliou a realizar reflexões baseadas no empirismo e teorias. Fato que auxiliou a pesquisa. A metodologia foi baseada na pesquisa quantitativa e qualitativa de função exploratória e descritiva. Para dar à pesquisa um norte; nós discutimos alguns itens que envolveram mobilização; participação; e organização social no contexto da comunidade. A pesquisa tinha um documento base; com a informação social das famílias, e num segundo momento; um questionário foi dado para 26 membros das famílias; alguns deles adultos e outros longevos. O questionário foi organizado com três diferentes tipos de questões; para construir um perfil correto dos moradores. Ele determinou os níveis de participação; mobilização; e o impacto das ações do PDC sobre a comunidade. Os resultados mostraram participação, e organização comunitária, mas os participantes mostraram a necessidade de serem servidos pelo poder público; em áreas como transporte público; sanitarismo; agricultura; saúde; segurança, e educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation was done to analyze the effects of the citizenship and Community Development Program - PDC - Libanópolis garden was the community chosen. Trying to reflect collectively the social and educational practices considering the process of mobilization; participation; and community organization through the action of inner family project; guide star project; teens in action for the peace; and little citizen project. The importance of it; comes from the fact that there wasn't any kind of information from PDC evolution. Information about community life; family life; and personal life; were analyzed through it. Considering education as a process that occurs in all social levels through life; process that change behaviors and point of views. This reflection began from educational practices, changes, and learning practices in the community environment. The searcher as a PDC pedagogic coordinator; established a direct and constant community link; fact that helped to do some base empirical reflections and theories; wish helped the search: action; reflection and the new collective action; participative and active actions from the social actors. The methodology was based on quantitative and qualitative search of exploratory and descriptive function. To give the search a direction; we discussed about some categories that involved mobilization; participation; and social organization in the social and community context. The search had as a base document; the social data of the families; and in a second moment a questioner was given to 26 members of the families; some of them mature and elder people. In the questioner there are three different kind of questions; to build the profile of the citizens. It determined the level of participation; mobilization; organization; and the impact of PDC actions on the community. The results showed participation; and community organization since PDC was developed; but; participants showed the necessity of being served by the public government in areas such as: public transportation; sanitation; agriculture; health care; public security; and education.pt_BR
dc.format.extent166f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famíliaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples