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dc.contributor.authorAfonso, Gilmar Franciscopt_BR
dc.contributor.otherMarchi Junior, Wanderley, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T14:11:52Z
dc.date.available2019-11-22T14:11:52Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26140
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wanderley Marchi Jr.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 31/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 178-185pt_BR
dc.description.abstractResumo: No final do século XX, o voleibol de praia foi transformado em um produto mercantil espetacularizado e transmitido pelas redes de televisão em escala global. A partir dessa perspectiva, realizamos uma análise sociológica da constituição do campo mundial do voleibol de praia. A problematização que norteou nosso interesse de pesquisa localiza o voleibol de praia como um esporte "inventado" e/ou derivado do voleibol já que inicialmente migrou dos ginásios para a praia com o objetivo de proporcionar lazer aos seus praticantes. Com o processo conjugado de racionalização-modernização instaurado na sociedade, surgiu a instituição esportiva moderna que reinventou a modalidade, a qual passou a ser gerenciada pela lógica empresarial assumindo características de uma atividade comercial divulgada, principalmente, pela televisão. Nossa hipótese estabelece que o desenvolvimento histórico do voleibol de praia se instaurou como um produto da marca institucionalizada do voleibol, ou seja, o voleibol na praia foi transformado em voleibol de praia. Os objetivos traçados foram analisar o processo de institucionalização do voleibol de praia; descrever a história do voleibol e do voleibol de praia; e analisar as relações estabelecidas entre os agentes e instituições que fazem parte deste campo de concorrências. Em face desse direcionamento, o recorte temporal proposto compreendeu o período de 1983 a 2008. Como referencial teórico metodológico de análise, buscamos na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu o instrumental capaz de explicitar as relações que se estabelecem no contexto socioeconômico contemporâneo, aplicando-o na leitura e interpretação do desenvolvimento do voleibol de praia. Diante do material histórico analisado, concluímos que as singularidades inerentes ao voleibol de praia são, principalmente, estruturais, a primeira delas é que a modalidade é um produto da marca voleibol, a qual está institucionalizada mundialmente; a segunda apresenta-se na sua origem como um produto comercial estrategicamente reinventado para veicular na televisão. A reinvenção do voleibol de praia está baseada no interesse comercial que foi impulsionado pela televisão e vem sendo determinado pela disputa de duas instituições, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Association of Volleyball Professionals (AVP). A luta pelo poder operou estratégias de transformação e a FIVB, detentora de capital específico com atitudes ora de conservação ora de subversão, passou a controlar o campo. O voleibol de praia é um produto concebido pelo pólo dominante do campo, produtores, dirigentes esportivos, redes de televisão, patrocinadores e promotores para movimentar a indústria do entretenimento no sentido da oferta e da demanda.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the late twenty century, beach volleyball has been transformed into a commercial product spectacularized and broadcasted by television networks on a global scale. From this perspective, we conducted a sociological analysis of the formation of the field of world beach volleyball. The problematic that guided our research interest finds the beach volleyball as a sport "invented" and/or derived from volleyball since initially migrated from gym to the beach with the aim of providing recreation to its practitioners. With the joint process of rationalization-modernization introduced into society, arose a new sport institution that reinvented the beach volleyball, which is now managed by the business logic, taking on characteristics of a commercial distribution, principally on television. Our hypothesis states that the historical development of beach volleyball was introduced as a product of institutionalized brand of volleyball. The objectives were to analyze the process of institutionalization of beach volleyball, to describe the history of volleyball and beach volleyball, and examine the relationships established between agents and institutions that are part of this field competitions. The proposed period for analysis included the years 1983 to 2008. As a theoretical framework of analysis, we find in the Theory of Fields of Pierre Bourdieu the instrumental able to explain the relationships established in the contemporary socio-economic context and applying it in reading and interpreting the development of beach volleyball. According to the historical material analyzed, we conclude that the singularities inherent in beach volleyball are primarily structural, the first is that the beach volleyball is a product of the brand of volleyball, which is world wide institutionalized, the second is presented in its origin as a commercial product strategically reinvented to convey on television. The reinvention of beach volleyball is based on commercial interest driven by television and has been determined by a dispute between two institutions, the International Volleyball Federation (FIVB) and the Association of Volleyball Professionals (AVP). The struggle for power operated transformation strategies and FIVB with its specific capital with attitudes of conservation and subversion, took control of the field. The beach volleyball is a product designed by the dominant pole of the field, producers, sports officials, television networks, sponsors and promoters to move the entertainment industry in the sense of supply and demand.pt_BR
dc.format.extent210f. : il.[algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectIndústria do lazerpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleReinvenção do voleibol de praia : agentes e estruturas de uma modalidade espetacularizada (1983-2008)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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