Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSander, Josué Alexandre
dc.contributor.otherCunha, Cleverson Renan da, 1971-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-10-16T19:41:26Z
dc.date.available2015-10-16T19:41:26Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26094
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba,2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 134-142
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e analise organizacional
dc.description.abstractResumo: O presente estudo se propôs a analisar o processo de adoção de uma estratégia de diversificação que estava se disseminando no campo organizacional, buscando destacar a atuação dos atores neste processo. Utiliza como base a Teoria Institucional, especialmente os estudos que destacam o papel da agência, como empreendedorismo institucional e trabalho institucional, pois possibilitam um suporte teórico para compreender o papel dos atores na adoção de uma nova ideia. O estudo procurou analisar o caso de uma organização cooperativa, que possuem a especificidade de valorizar os aspectos sociais e econômicos da organização, além do fato de ser uma organização com forte papel político, pois os próprios cooperados são os donos da organização e o cooperativismo segue o princípio de um homem, um voto, independente do capital que ele possua. A pesquisa realizada é classificada como qualitativa, sendo adotada a estratégia de pesquisa de estudo de caso,pois ela possibilita analisar como os atores sociais selecionam, negociam e atuam estrategicamente. O caso analisado foi à construção do complexo avícola da Cooperativa Agroindustrial Copagril, sendo os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes, gestores e cooperados que atuaram no projeto e pela pesquisa documental. O período de coleta foi realizado durante o período de setembro a novembro de 2010. O objetivo geral do trabalho é descrito como analisar as ações empreendidas pelos atores sociais na construção do Complexo Avícola. Os resultados da pesquisa são apresentados de duas maneiras distintas. Primeiramente o trabalho apresenta um relato deste caso sob uma perspectiva histórica, relatando as ações que iniciaram no ano de 2000 e ulminaram com a construção do Frigorífico Avícola em 2005. São destacadas as ações desempenhadas por diversos atores sociais neste processo. No final o trabalho propõe que as ações relacionadas à construção do complexo avícola sejam classificadas de acordo com o seu propósito, sendo considerada a ação relacionada ao ato de fazer, não a sua conseqüência. As ações encontradas neste estudo foram classificadas em quatro propósitos: identificar, convencer, editar e implementar. As ações categorizadas como identificação estão relacionadas ao processo de reconhecimento da ideia que pretende ser adotada pela organização. As relações classificadas como convencimento visam criar um significado compartilhado entre diversos atores que suporte a ideia apresentada. Na categoria edição estão agrupadas as ações que transformam a ideia original. E as ações de implementação compreendem as atitudes tomadas pelos atores que transformam o projeto de ideia em realidade. Assim, o caso analisado destaca o papel relevante desempenhado por atores sociais na circulação de ideias pelo campo organizacional, enfatizando a importância de estratégias discursivas para o convencimento dos diversos atores envolvidos.
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed at analyzing the process of adoption of a diversification strategy which had been spreading along the organizational field, trying to highlight the actors’ performance towards this process. It is based on the Institutional Theory, specially on the studies which highlight the action role as institutional entrepreneurship, institutional work and institutional change, once they offer theoretical background for understanding the actors’ role when adopting a new idea. The case analyzed in this study was of a cooperative, which are characterized for valuing the organization’s social and political aspects; also, they are organizations with a strong political role, for their own employees own them. Differently from a share company, cooperatives follow the principle "one person, one vote", independently of the amount of money he/she has. The research realized can be classified as qualitative, and the strategy is case study, because it allows to analyze how social actors select, negotiate and act strategically. The case examined was the construction of the complex's Copagril Aviculture. Data were collected through interviews with leaders, managers and cooperators who worked on the project and documents, collected during the period September to November on 2010. Thus, the aim of this work is described as analyzing the actions undertaken by social actors in the construction of Aviculture Complex. The research results were presented in two different ways. First, the story perspective, related to the building of Copagril Aviculture Complex began in 2000 until the inaugurated of Aviculture Slaughterhouse, in 2005. Many actors participated this process. In the second, the work suggests that the actions related to the building of the aviculture complex should be classified according to their purposes. The action is related to the act of doing, but not to its consequences. The actions found in this study were classified into four purposes: identifying, convincing, editing and implementing. The actions categorized as identification are related to the process of recognition of the idea that the organization plans to adopt. The actions classified as part of the convincing process aim at creating a shared meaning, able to sustain the idea presented, among the actors. In the edition category actions that modify the original idea are grouped. Finally, in the implementation category, we can find the actions that turn the idea of the project into reality. Thus, the case analyzed highlights the important role played by social actors in the movement of ideas across the organizational field, emphasizing the importance of discursive strategies for convincing the various actors.
dc.format.extent148f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectDesenvolvimento institucional
dc.subjectEmpreendedorismo
dc.subjectDesenvolvimento organizacional
dc.subjectCooperativismo
dc.subjectCooperativas - Administração
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.4
dc.titleA agência na disseminação de estratégias de diversificação : um estudo do complexo avícola da COPAGRIL
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples