Estudo comparado sobre as condições educacionais nas regiões metropolitanas de Curitiba e Londrina
Resumo
Resumo: O presente trabalho descreve algumas condições educacionais das Regiões Metropolitanas de Curitiba e Londrina a partir de dados da Aprova Brasil 2007 e de dados coletados pelo Núcleo de Política e Gestão e Financiamento da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Parte-se da análise do arranjo metropolitano e suas particularidades de institucionalização no contexto do federalismo e organização urbana do território brasileiro, as que imprimem fortes marcas nas dinâmicas de gestão, que por sua vez permeiam as condições educacionais das Regiões Metropolitanas de Curitiba e Londrina. Para refletir sobre essas questões, descrevem-se dados e informações considerados relevantes, dentro dos limites temporais deste trabalho, a fim de discutir a natureza dos desafios de gestão metropolitanos e suas implicações para as condições educacionais. Quanto aos resultados, em geral, pode-se afirmar que as Regiões Metropolitanas como arranjo institucional, no contexto do federalismo no Brasil, apresentam poucas possibilidades reais de articulação e ação cooperativa entre os municípios integrantes das mesmas. Na área da questão educativa, as responsabilidades transferidas do Governo Federal para as outras esferas governamentais se concretizam de forma desigual no território, muitas vezes aprofundando as desigualdades historicamente existentes e acentuando-se nos polos metropolitanos e nos municípios com menor nível de integração ao polo metropolitano. Resumen: Este trabajo describe las condiciones educativas de las Regiones Metropolitanas de Curitiba y Londrina, partiendo de los datos resultantes de la Prueba Brasil 2007 y de datos recolectados por el Núcleo de Investigación de Política, gestión y financiamiento de la Educación del Programa de post-graduación en el área de Educación de la Universidad Federal de Paraná. Se toma como punto de partida el "fenómeno metropolitano", sus singularidades de institucionalización, en el contexto del federalismo y organización del territorio brasileiro, los cuales imprimen marcas fuertes en las dinámicas de gestión de las mismas; las cuales permean las condiciones educacionales de la regiones metropolitanas de Curitiba y Londrina. Para reflexionar sobre estos temas, se describen datos e informaciones consideradas relevantes, dentro dos límites temporales de este trabajo, para discutir los desafíos de gestión metropolitana y sus implicaciones para las condiciones educativas de las Regiones mencionadas. Con relación a los resultados generales, podemos afirmar que las Regiones Metropolitanas, como formato institucional, en el contexto del federalismo brasilero, presenta pocas posibilidades de articulación real y cooperación entre los municipios que las conforman. En el área de educación, las responsabilidades transferidas desde el Gobierno Central hacia las demás esferas de gobierno, se concretizan de forma desigual en el territorio, muchas veces profundizando las desigualdades históricamente presentes y acentuando, las mismas, en los polos metropolitanos y en los municipios de baja rticulación con el Polo metropolitano.
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