Mostrar registro simples

dc.contributor.otherQuaranta, Daniel Eduardo, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorFerreira, Alesandro Goulartept_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T18:32:16Z
dc.date.available2022-11-30T18:32:16Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26037
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Daniel Eduardo Quarantapt_BR
dc.descriptionAcompanha 2 CDspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 30/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 146-170pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e composicional sobre a exploração de aspectos de referencialidade na música eletroacústica, mais especificamente na música eletroacústica mista e na música acusmática. A partir da definição da palavra "referencialidade" é apresentado um breve panorama da utilização de diferentes distinções binárias ou oposições dialéticas correlativas que situam o significado dentro ou fora do discurso musical, baseado principalmente em investigações semiológicas e semânticas. Depois disso é apresentada uma abordagem concisa do processo histórico que envolve estética musical e referencialidade, e a eliminação das associações extra-musicais e da referência causal dos sons, proposta por Pierre Schaeffer nos primórdios da música eletroacústica. Completando a abordagem histórica, é apresentada a idéia de recuperação da referência causal dos sons iniciada por Luc Ferrari no começo da década de 1960. Segue-se o ponto central desta pesquisa que é a investigação de várias dialéticas relacionadas aos aspectos de referencialidade interna e externa em textos de compositores eletroacústicos, como Denis Smalley, Trevor Wishart, Simon Emmerson, Michel Chion, Jonty Harrison e Natasha Barrett. A investigação destes aspectos é sucedida pela descrição, mediante uma análise das peças, dos principais processos e técnicas empregados pelo autor na concepção e criação da obra eletroacústica mista Cordamadeira para violão e sons eletroacústicos quadrifônicos, e da obra acusmática Hide-and-seek, nas quais são explorados diferentes níveis de referencialidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a theoretical and compositional reflection on the exploration of aspects of referentiality in electroacoustic music, more specifically in mixed electroacoustic music and acousmatic music. From the definition of the word "referentiality", we presented a brief panorama of the use of different binary distinctions or corresponding dialectical oppositions that point out the meaning inside or outside the musical discourse, based mainly in the semiological and semantic investigations of musical meaning. We then present a concise approach to the historical process that involves aesthetics of music and referentiality, and the elimination of extra-musical associations and source/cause recognition, proposed by Pierre Schaeffer in the early period of electroacoustic music. Completing the historical approach we present the idea of regain of source recognition started by Luc Ferrari in the early 1960s. Following there is the focal point of this research, that is, the investigation of some dialectical pairs related to the internal and external aspects of referentiality in texts by electroacoustic composers, like Denis Smalley, Trevor Wishart, Simon Emmerson, Michel Chion, Jonty Harrison and Natasha Barrett. The investigation of these aspects is followed by a description, by means of an analysis of the pieces, of the main processes and techniques used by the author in the composition of the mixed work Cordamadeira for amplified acoustic guitar and quadraphonic electroacoustic sounds, and in the creation of acousmatic music Hide-and-seek, in which different levels of referentiality are explored.pt_BR
dc.format.extent175f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleAspecto de referencialidade na composição de música eletroacústicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples