A percepção dos profissionais de assessorias de comunicação frente aos sites de redes sociais.
Abstract
Resumo: Pesquisa exploratória que utiliza a Teoria Fundamentada em Dados como estrutura analítica para analisar a percepção dos profissionais de comunicação quanto ao papel e à assimilação de sites de redes sociais no provimento dos seus serviços às organizações. Caracteriza os sites de redes sociais, discutindo-os enquanto fenômeno da comunicação e da informação; descreve a experiência e o sentido atribuídos aos profissionais entrevistados; determina uma categoria nuclear que emerge da experiência dos profissionais entrevistados e possibilita o entendimento do fenômeno, denominada Ferramenta Estratégica de Relacionamento. Utiliza dados qualitativos que foram coletados e analisados simultaneamente, conforme sugere a metodologia escolhida. Considerada projeto de pequena escala, conclui que a importância quantitativa dos sites de redes sociais tem diminuído, sendo substituída por valores ligados ao conteúdo e à Reputação; há um otimismo relacionado ao potencial da ferramenta; a promoção de relacionamento com públicos distintos é o principal papel atribuído a este tipo de site; os clientes dos entrevistados possuem papel fundamental na assimilação da ferramenta, considerada experimental. Contribui também com a categorização dos dados, que podem servir de base para novos estudos sobre o assunto, uma vez que confere uma estrutura de conceitos para um fenômeno em andamento, que reflete a relação entre gestão, ciência e tecnologia.
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