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dc.contributor.otherFontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorMazzarotto Filho, Marco Andrépt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T19:55:12Z
dc.date.available2022-12-07T19:55:12Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25992
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Martiniano Fontourapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 236-243pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda a possibilidade da utilização de AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) para promover a colaboração entre designers e educadores na construção de OAs (Objetos de Aprendizagem) para EdaDe (Educação através do Design). Neste contexto, o problema específico levantado focou em como AVAs para EdaDe podem ser projetados para promover essa colaboração. Para responder à esta questão, o objetivo principal foi propor um modelo conceitual que possa futuramente guiar o desenvolvimento e a implementação deste AVA. Metodologicamente, o trabalho foi dividido em duas partes: uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na primeira parte, a revisão de literatura foi utilizada com o intuito de identificar e especificar todos os requisitos que deveriam ser atendidos pelo modelo conceitual a ser desenvolvido. Com base nestes requisitos, foi possível propor uma versão preliminar para o modelo, que recebeu o nome de Quatro Cês. Na segunda parte, referente a pesquisa de campo, o objetivo foi avaliar o modelo preliminar proposto. Para isso, potenciais usuários do sistema participaram de uma survey e de uma pesquisa participativa. Ao final dessa avaliação, foi possível validar alguns aspectos do modelo e também propor algumas modificações. Como resultado final, o modelo Quatro Cês ficou composto por quatro micro etapas Coletar-Conversar-Criar-Compartilhar) que se repetem ciclicamente ao longo de mais quatro macro etapas (Conhecimento-Aplicação-Versão-Novo), e que são viabilizadas pela adoção de um abordagem de design experiencial e por ferramentas de informação, comunicação e produção. Mediando o acesso a essas atividades, são propostas duas modalidades de interação. A primeira, denominada Curso Formal, compreende um processo de ensinoaprendizagem padronizado e que prevê a realização de todas as quatro micro e macro etapas, tendo como objetivo a capacitação completa do usuário em EdaDe. Já a segunda modalidade, denominada Navegação Livre, permite maior autonomia para o usuário realizar as micro e macro etapas na ordem e quantidade que desejar, permitindo assim a realização de objetivos específicos definidos por ele.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper discusses the use of VLEs (Virtual Learning Environments) to promote collaboration between designers and educators in the construction of LOs (Learning Objects) for EdaDe (Education through Design). In this context, the specific problem raised focused on how a VLE for EdaDe can be designed to promote such collaboration. To answer this question, the main objective was to propose a conceptual model that can guide the future development and implementation of this VLE. Methodologically, the work was divided into two parts bibliographic research and field research. In the first part, the literature review was used in order to identify and specify all requirements that should be met by the conceptual model to be developed. Based on those requirements, it was possible to propose a preliminary version for the model, which was named the Four C’s. In the second part, referring to field research, the objective was to evaluate the preliminary model proposed. For this, potential users of the system participated in a survey and participatory research. At the end of this evaluation, it was possible to validate certain aspects of the model and to propose some changes. As a final result, the model Four C’s was composed of four micro steps (Collect-Chat-Create-Share) that recur cyclically throughout the four macro steps (Knowledge-Application-Version-New), and which are made possible by the adoption a experiential design approach and tools for information, communication and production. Mediating access to these activities, we propose two modes of interaction. The first, called Formal Course, includes a standard teaching-learning process tructured by all four micro and macro steps, aiming to complete user training in all aspects of EdaDe. The second mode, called Free Navigation, allows greater autonomy for the user to perform the micro and macro steps in order and quantity desired, thus allowing the achievement of specific goals set by him.pt_BR
dc.format.extent259f. : il. [algumas color.], grafs, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleQuatro Cês: uma proposta de modelo conceitual para ambientes virtuais de aprendizagem em EdaDept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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