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dc.contributor.authorSimao, Giovana Terezinhapt_BR
dc.contributor.otherSallas, Ana Luisa Fayet, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T16:02:28Z
dc.date.available2019-10-22T16:02:28Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25985
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 16/07/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 433-438pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa trata da trajetória social da fotógrafa alemã Fanny Paul Volk, radicada em Curitiba no ano de 1881. As análises sociológicas privilegiam o estúdio Volk e a figura de Fanny em virtude do longo tempo de permanência deste estabelecimento na cidade e pela presença ininterrupta da fotógrafa a frente do mesmo. Destaca-se que a presença de uma mulher no ofício fotográfico em Curitiba ocorreu numa época na qual a estrutura social da cidade ainda não oferecia tal lugar para as mulheres, especialmente, em ofícios imagéticos como era o caso da pintura e da fotografia. Neste contexto esta pesquisa também considera como objeto de análise as fotografias produzidas no estúdio Volk. Estas fotografias também revelam o pioneirismo daquele estabelecimento em divulgar o costume da fotografia. Assim, o emergir do desejo dos habitantes da época em realizar uma fotografia constituiu-se como um dos indicadores das novas possibilidades de visibilidade social que se inauguravam no final do século XIX em Curitiba, por meio do estúdio fotográfico, que abria tal possibilidade de projeção social. Destaca-se, ainda, que o impacto social do estúdio também se consubstanciou como um elemento de barganha e de prestígio tanto para a existência social da fotógrafa alemã, bem como para a promoção e visibilidade da sociedade receptora por meio da imagem. Assim sendo, com base na trajetória de vida de Fanny, na trama da configuração social da época e no corpus fotográfico do estúdio Volk, este estudo ensejou mapear a posição social de Fanny Paul Volk, sendo ela pioneira em um ofício considerado masculino para a época. A partir do exposto, entende-se que o referido estabelecimento foi palco de uma teia de interesses de projeção e visibilidade social que foram também tecidas por meio dos retratos a partir da instalação do estúdio Volk na cidade. Esta teia social também favoreceu a manutenção de Fanny Paul Volk no ofício fotográfico gerando um precedente de perspectiva social e profissional para a mulher na cidade.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette recherche porte sur l.histoire sociale de la photographe allemande Fanny Paul Volk base a Curitiba en 1881. Les analyses sociales favorisent le studio Volk et la figure de Fanny grace a la longueur de permanence de cet etablissement dans la ville et pour la presence ininterrompue de la photographe aupres de lui. Il est remarquable la presence d.une femme dans le metier photographique en Curitiba, en une epoque dans la quelle la structure sociale de la ville n.offrait pas ce genre de place pour les femmes, specialement dans les metiers sur l. image comme la peinture et la photographie. Dans ce contexte, cette recherche considere inclusivement les images produites dans le studio Volk. Ces images photographiques aussi revelent le role pionniere de cet etablissement en divulguer l.habitude de la photographie. Ainsi, la croissant volonte des habitants, dans l.epoque, pour avoir une photographie a constitue un des indicateurs des nouvelles possibilites de visibilites sociales que se debutaient dans le final du 19 eme siecle dans la ville, pour moyens du studio photographique, qu.ouvrait telle possibilite de projection sociale. Il est aussi remarquable que l.impact social de l.atelier soit egalement inscrit comme un element de la negociation et du prestige pour l.existence sociale de la photographe allemande, ainsi que pour la promotion et la visiblite de la societe d.accueil, tout cela a travers l.image. Par consequent, selon la trajectoire de vie de Fanny, le tissu de la configuration sociale de l.epoque et le corpus photographique du studio Volk, cette etude envisage comprendre la position sociale de Fanny Paul Volk, tout en sachant qu.elle est une innovatrice dans un metier considere masculin pour l.epoque. De ce qui precede, il est entendu que cet etablissement a ete le theatre d.un reseau d.interets de projection et visibilite sociale qu.ont egalement ete etablis pour moyens des images a partir de la creation du studio Volk dans la ville. Ce reseau social a egalement favorise le maintien de Fanny Paul Volk dans le metier photographie, tout en creant un precedent de pesrpective sociale et professionnelle pour les femmes dans la ville.pt_BR
dc.format.extent455f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectFotografia - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectFotografia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectImigração e emigração - Paranápt_BR
dc.subjectAlemaes - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleFanny Paul Volk : pioneira na fotografia de estúdio em Curitibapt_BR
dc.typeTesept_BR


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