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dc.contributor.authorTeles, Maria Isabel da Silva
dc.contributor.otherPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T19:04:10Z
dc.date.available2015-11-16T19:04:10Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25929
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 25/04/2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 101-105
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar o valor de marca do destino turístico Foz do Iguaçu do ponto de vista do consumidor. A população enfocada foi a de turistas brasileiros visitantes da localidade em estudo. A coleta de dados quantitativa foi realizada no aeroporto de Foz do Iguaçu, no salão de embarque, contabilizando 286 respondentes válidos. O modelo aplicado no questionário estruturado contemplou quatro dimensões, a saber: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos. A análise dos resultados indicou a existência de dois grupos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo. Quanto à importância das dimensões avaliadas na análise do valor de marca, o construto atrativos turísticos relacionado aos aspectos das belezas naturais da localidade foi o mais relevante para ambos os grupos, seguido do construto conhecimento do destino. As demais dimensões diferiram entre os grupos. Para o primeiro grupo, os construtos mais relevantes, além dos citados foram: atrativos hospitalidade, lealdade à marca, qualidade percebida e atrativos cultura. Para o segundo grupo, tem-se a seguinte ordem: lealdade à marca, qualidade percebida, atrativos hospitalidade e atrativos cultura.
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this study was to analyze the customer-based brand equity (CBBE) of the destination Iguassu Falls. The population focused was Brazilian tourist visitors to the locality. The quantitative data collection was performed at the airport in Foz do Iguaçu, in the departure lounge, counting 286 valid respondents. The model applied in the structured questionnaire included four dimensions, namely the brand awareness, brand loyalty, perceived quality and the tourist attractions. The results indicated the existence of two groups in the sample: (1) a group with highly positive perception of locality, and (2) a group with reasonable perception or indifference of the object studied. About the importance of dimensions evaluated in the analysis of the CBBE, the construct attractive related to the natural beauty of the location was more relevant to both groups, followed by the construct brand awareness. The other dimensions differ between groups. For the first group, the most relevant constructs, aside from those mentioned ere: attractive hospitality, brand loyalty, perceived quality and attractive culture. For the second group, we have the following order: brand loyalty, perceived quality, attractive hospitality and cultural attractions.
dc.format.extent108f. : il., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectMarca de produtos
dc.subjectTurismo - Foz do Iguaçu (PR) - Brasil
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.827
dc.titleO Customer-based brand equity do destino de Foz do Iguaçu.
dc.typeDissertação


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