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dc.contributor.authorKozak, Dalton Viniciuspt_BR
dc.contributor.otherCharipov, Felix Maratovichpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia e Ciências dos Materiais - PIPEpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-15T14:11:27Z
dc.date.available2011-08-15T14:11:27Z
dc.date.issued2011-08-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25923
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho foram calculados dois escoamentos relacionados a problemas da engenharia aeroespacial. Esses escoamentos foram estudados considerando uma ampla faixa de rarefação do gás, ou seja, considerando desde o gás com alta rarefação, onde praticamente inexiste a colisão entre as moléculas, até a condição onde a hipótese de meio contínuo passa a ser válida. Para análise desses escoamentos foi utilizada a Simulação Direta de Monte Carlo, técnica numérica adequada para o estudo de escoamentos como os que são abordados neste trabalho. O primeiro escoamento analisado, enominado interno, é o escoamento através de uma fenda com simetria plana que separa dois reservatórios com pressões distintas, escoamento conceitualmente equivalente aos escoamentos encontrados em nano e micro dispositivos propulsores. O fluxo de massa e parâmetros do campo de escoamento, como densidade e temperatura, foram determinados considerando o gás como sendo monoatômico. Obteve-se uma fórmula que interpola os dados numéricos do fluxo de massa através da fenda em função da razão de pressão entre os reservatórios e de um parâmetro que indica o nível de rarefação do escoamento. O segundo escoamento analisado, denominado externo, é o escoamento em torno de um satélite durante a reentrada atmosférica. A análise foi realizada para vôo hipersônico, sendo obtidos os coeficientes de pressão, atrito e de transferência de energia na superfície do satélite, bem como o coeficiente de arrasto, considerando-se o gás como sendo diatômico e não reativo. Para este último, uma fórmula de interpolação como função do parâmetro de rarefação foi obtida. Também o campo de escoamento foi determinado através das distribuições de densidade, temperatura e número de Mach local.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleSimulação direta de Monte Carlo de escoamentos internos e externos de gases no amplo intervalo de rarefação com aplicação a problemas da Engenharia Aeroespacialpt_BR
dc.typeTesept_BR


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