dc.contributor.other | Almeida, Lauro Brito de, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade | pt_BR |
dc.creator | Hecke, Adriana Paffrath | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-08T13:57:41Z | |
dc.date.available | 2022-12-08T13:57:41Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/25849 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeida | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2011 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 71-74 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Contabilidade e finanças | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Empreender pode significar transformação econômica pessoal e social. Um local apropriado para constatação do desejo latente de empreender são as Instituições de Ensino Superior, em especial as voltadas para o gerenciamento, como nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Curitiba tem 55 IES que oferecem pelos menos um dos dois cursos e formam mais de 10.000 alunos por período. Em virtude disso, torna-se relevante investigar as diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos citados, bem como os fatores que influenciam a intenção empreendedora desses estudantes. O comportamento foi analisado com base na Theory of Planned Behavior (TPB – Teoria do Planejamento do Comportamento), que descreve uma série de fatores que podem influenciar a intenção comportamental dos pesquisados. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo survey, utilizando questionários estruturados, uma amostra não probabilística foi retirada de uma população para realização da pesquisa e quanto ao processo, quantitativa, por coletar dados numéricos e examinar e refletir sobre as percepções para se obter entendimento das atividades sociais e humanas. Para as inferências foram realizados testes estatísticos de análise fatorial, para excluir variáveis pouco influentes, regressão linear, para verificar o quanto cada variável poderia explicar a intenção empreendedora dos respondentes e finalmente foi utilizado o teste de hipóteses não paramétrico de Mann-Whitney para comparação das médias obtidas nos dois cursos. Após os testes foi realizada análise dos resultados para responder a questão de pesquisa acerca da existência de diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Undertake economic transformation can mean personal and social. A appropriate location for finding the latent desire to undertake are Higher Education Institutions, especially those designed to management, as courses in Business Administration and Accounting. Curitiba has 55 HEIs offering at least one of the two courses and form more than 10,000 students per period. As a result, it becomes relevant investigate the differences in the entrepreneurial profile of students graduating the courses mentioned, as well as factors that influence the intention these enterprising students. The behavior was analyzed based the Theory of Planned Behavior (TPB - Theory of Planning Behavior), which describes a number of factors that can influence the behavioral intention of the respondents. The methodology used was descriptive, survey-type, using structured questionnaires, a non-probability sample was removal of a population for the research and how to process, quantitative and numerical data to collect and examine and reflect on perceptions to gain understanding of social activities and humanities. For inferences of statistical tests were performed factor analysis, to exclude some influential variables, regression linear, to see how each variable could explain the intent enterprising of the respondents and finally test was used to hypotheses nonparametric Mann-Whitney test to compare mean obtained in the two courses. After testing was performed analysis of results to answer the research question concerning the existence of differences in the entrepreneurial profile of students graduating from courses Degree in Business Administration and Accounting. | pt_BR |
dc.format.extent | 81f. : grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Administração - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |