Mostrar registro simples

dc.contributor.otherOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorDebortoli, Alexpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T14:50:10Z
dc.date.available2024-02-28T14:50:10Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25812
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 31/08/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 85-89pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Fenômenos de Transporte e Mecânica dos sólidospt_BR
dc.description.abstractResumo: É notório o avanço de ações em prol das pessoas portadoras de necessidades especiais, como a busca por novas políticas públicas e os avanços tecnológicos. A mobilização da sociedade tem contribuído significativamente para melhorias. Inserida neste contexto, Curitiba possui um sistema de transporte destinado a estudantes carentes portadores de necessidades especiais de caráter único no Brasil. A pesquisa teve o objetivo de avaliar os assentos dos ônibus destinados a este fim e confrontar os dados encontrados com as normas reguladoras nacionais, que estabelecem parâmetros para as adaptações dos veículos de transporte público de passageiros. Os dados encontrados através de avaliações heurísticas, filmagens, fotografias e medições dos assentos também foram comparados com as tabelas antropométricas do National Health Survey e do Instituto Brasileiro de Tecnologia. Identificaram-se falhas em itens que comprometem o conforto e a segurança dos usuários, sugerindo com urgência a adequação das dimensões dos assentos aos padrões antropométricos dos usuários e o aperfeiçoamento ergonômico em itens de segurança.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is notorious the advancement concerning the actions for the bearers of special needs, like the search for new public policies and the technological improvements. The society's mobilization has significantly contributed for such gains. Taking part in this context, Curitiba owns a public transportation system which benefits needy students who are bearers of special needs, and that system is unique in Brazil. The research developed here had the purpose of evaluating the bus seats adapted for this kind of use and to confront the obtained data with the national rules which establish parameters for the adaptations required in the mass transport. The data obtained through heuristic evaluations, filming, picturing and seat measurements were confronted with anthropometric tables specially formulated for the old and the handicapped American citizens of the National Health Survey and also with anthropometric tables of Brazilian workers by the "Instituto Nacional de Tecnologia". The conclusion was that there is failure in items which jeopardize the comfort and safety of users, imposing the ergonomic improvement, adequacy of seat dimensions to anthropometric patterns of users, as well as the urgency in security items improvement.pt_BR
dc.format.extent102f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAvaliação dos assentos de ônibus utilizado no transporte de pessoas com necessidades especiais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples