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dc.contributor.authorMarini Filho, Renato Luizpt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T18:39:29Z
dc.date.available2020-07-31T18:39:29Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25802
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 89-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese versa sobre o sistema cognitivo do qual fazem parte seres humanos e suas criações tecnológicas. Trata-se de um sistema complexo, em rede, com subsistemas que interagem reciprocamente em diferentes níveis. Entre os subsistemas há conexões múltiplas e pela rede trafegam diferentes tipos de informações, o que lhe confere uma natureza multiplexada. O Sistema Cognitivo Complexo Multiplexado precede, transcende e sobrevive aos seres humanos que, como subsistemas ativos, dele fazem parte a cada momento. Tem existência própria e evolui constantemente, sendo o resultado da construção dinâmica do conhecimento. Nesta tese buscou-se identificar, na teoria construtivista piagetiana, o suporte teórico para a construção do conhecimento no Sistema Cognitivo Complexo Multiplexado. Como modelos de inserção dos indivíduos no Sistema, foram consideradas as Comunidades de Prática e Comunidades de Aprendizagem. Aspectos do Conectivismo, da Teoria da Mente Estendida, das ideias de Ciberespaço e de Inteligência Coletiva foram utilizados para complementar a descrição do Sistema Cognitivo Complexo Multiplexado. A pesquisa empírica, de modelo transversal descritivo, com enfoque quantitativo, avaliou aspectos da participação de indivíduos no site de rede social Orkut. Constataram-se diferenças significativas entre indivíduos em dois momentos de sua formação escolar/acadêmica. Sujeitos filiados a comunidades no Orkut de turmas de sétima ou oitava série do ensino fundamental foram comparados a sujeitos filiados a comunidades de turmas do ensino superior de graduação. Constatou-se que os indivíduos das comunidades do ensino superior tinham um número maior de amigos na rede, e estavam filiados a um número muito menor de comunidades dentro do site de rede social do que os indivíduos das comunidades do ensino fundamental. Verificou-se, por outro lado, que os indivíduos das comunidades do ensino superior estavam filiados a um número muito maior, tanto em termos absolutos quanto relativos, de comunidades relacionadas à escola, formação acadêmica ou educação escolar. As diferenças foram atribuídas a um processo evolutivo, resultante da Tomada de Consciência, no sentido piagetiano, associada à evolução ontogenética natural da adolescência à idade adulta e consequente desenvolvimento de esquemas operatórios formais. Concluiu-se que a teoria construtivista piagetiana pode ser estendida à construção do conhecimento no Sistema Cognitivo Complexo Multiplexado, e que os indivíduos evoluem em sua participação no Sistema. Essa proposta implica em uma reelaboração do axioma cartesiano "Penso, logo existo", que dá lugar a um novo aforismo: "Conecto-me, logo existo"pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis is about a cognitive system which encompasses human beings and their technological creations. It is a complex system, made of multiple subsystems which interact reciprocally. Each subject is a knot or subsystem in the web the system is made of. There are multiple connections between subsystems, and different information types go through its lines, which gives the System its multiplex quality. The Complex Cognitive Multiplex System transcends, precedes and survives the human beings that are part of it at any given moment. It represents the knowledge constructed throughout humankind es history. In this thesis, piagetian constructivist theories are extended to the System, in order to establish a theoretical support for the construction of knowledge in the web. The theory of Communities of Practice and Communities of Learning has been revised as they are seen as entrances through which individuals gain access and operate in the System. Elements of Connectivism, Extended Mind Theory, and the ideas of Cyberspace and Collective Intelligence have also been considered, to complete the overall idea of the Complex Cognitive Multiplex System. The transversal, descriptive, quantitative empirical research conducted for the thesis, compared elementary-school kids to undergraduate students as to their use of the social website Orkut. The total number of their \friends. in the site, the total number of their \communities. and the number of those communities associated with school, undergraduate studies, or educational issues related to formal education, were considered for statistical analysis. The results showed that undergraduates had more friends, a smaller number of communities, and a significantly higher number of communities related to education. That showed a developmental or \evolutionary. process of individuals within the social site. This has been explained under the light of the piagetian idea of Grasp of Conciousness, with considerations related to the dialectic triad, intra, inter an trans-objectal aspects of cognitive development. The final conclusions were that piagetian constructivist theory can be extended to the construction of knowledge in the Complex Cognitive Multiplex System, and that human beings can go through a developmental or evolutionary process within it. The concept of a Complex Cognitive Multiplex System leads to a metaphysical turnaround. Descartes e axiom, \I think, therefore I exist., can be replaced by: \I connect myself, therefore I exist..pt_BR
dc.format.extent118 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectInteligência Coletivapt_BR
dc.subjectOrkut (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectCognição - Ciberespaçopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSistema cognitivo complexo multiplexado : um estudo com a utilização de comunidades no site de Rede Social Orkut.pt_BR
dc.typeTesept_BR


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