Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVicenzi, Luciano Elias
dc.contributor.otherBulgacov, Sergio, 1950-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:56:31Z
dc.date.available2015-11-16T18:56:31Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25799
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba,29/03/2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 147-150
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os papéis e práticas da gerência intermediária e seus impactos no conteúdo estratégico de cooperativas paranaenses através de estudos de casos múltiplos, em multinível, realizados de maneira descritiva e interpretativa pelo método qualitativo em três cooperativas localizadas no estado do Paraná. Os principais achados demonstraram que: a) a gerência intermediária apresenta dúvidas sobre o significado, a relevância, os limites e os modos de operacionalizar os papéis a ela atribuídos; b) as dúvidas em relação aos papéis impactam nas práticas da gerência intermediária, gerando dificuldades de relacionamento e comunicação com a alta administração e tradução das estratégias deliberadas para o nível operacional; c) as cooperativas pesquisadas adotaram o foco econômico como viabilizador do foco social em suas estratégias; d) os acordos de atuação regional estão deixando de ser considerados na escolha dos mercados-alvo; e) as principais dificuldades para a gerência intermediária atuar nas deliberações de conteúdo estratégico se encontram no modelo de estrutura organizacional adotado pelas cooperativas; f) a preponderância da atuação operacional limita o envolvimento da gerência intermediária nas definições de conteúdo estratégico; g) a adesão e compromisso da gerência intermediária estão relacionados com o nível de envolvimento nas decisões estratégicas; h) as cooperativas apresentam dificuldades na preparação de sua gerência intermediária para obter contribuições mais efetivas às decisões estratégicas e para criar um canal de comunicação no qual essas contribuições possam chegar a alta administração; i) o impacto dos papéis e práticas da gerência intermediária no conteúdo estratégico das cooperativas é limitado; j) as cooperativas enfrentam obstáculos para o alinhamento horizontal e vertical dos fatores estratégicos.
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to examine the roles and practices of middle management and their impacts on the strategic content of cooperatives located in the state of Paraná is a multiple case study conducted in three agricultural cooperatives, in multilevel, descriptive and interpretive, using the qualitative method. The key findings showed that: a) the middle management has expressed doubt about the meaning, elevance, limitations and ways of operationalizing the roles assigned to it; b) questions concerning the roles usually impacts on the practices of middle management, especially in difficult relationships and communication with senior management, difficulty in translation and operationalization of strategies to the operational level; c) cooperatives surveyed have been adopted the economic focus to achieve the social ocus in their strategies; d) the agreements about regional acting are no longer considered in the choice of target markets; e) the role of the middle management regarding the content of strategic decisions have more difficulties in the organizational structure model adopted by the cooperatives; f) the preponderance of operating performance and less focused on discussions of a strategic nature reduce the involvement of middle management in the definitions of strategic content; g) the membership and commitment of middle management are related to the level of involvement in strategic decisions; h) agricultural cooperatives have been facing difficulties in preparing their middle management to act more strategic in decisions matters, and to establish a communication channel in which these contributions can support the senior management level; i) the impact of the roles and practices of middle management in the strategic content of agricultural cooperatives is limited; j) agricultural cooperatives face obstacles in the horizontal and vertical alignment of strategic factors.
dc.format.extent153f. : il., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectCooperativas - Administração
dc.subjectGerencia
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.4
dc.titleOs papéis e práticas da gerência intermediária e seus impactos no conteúdo estratégico de cooperativas paranaenses.
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples