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dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorMarçal, José Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T16:53:11Z
dc.date.available2020-09-23T16:53:11Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25782
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 05/04/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 143-150pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os polêmicos debates em torno da implementação de políticas de ação afirmativa no ensino superior públicos para os negros dão indícios da persistência de um imaginário coletivo racista na sociedade brasileira. Partindo da interpretação de que as relações raciais no Brasil constituem uma hegemonia racial branca, o estudo focou a política de cotas raciais implementada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como campo de análise, objetivando compreender a inter-relação entre os conceitos de hegemonia, cultura, educação, intelectual orgânico. A pergunta-problema do estudo tem a seguinte formulação: quais as condições existentes e necessárias para a formação intelectual de alunos negros que ingressaram pela política de cotas da UFPR? A metodologia utilizada foi a Histórico-dialética proposta por Antonio Gramsci. Como método de investigação utilizou-se a entrevista qualitativa/naturalista, mas também a análise de conteúdo e a observação direta como métodos secundários para se compreender o contexto acadêmico da Universidade. As entrevistas, num total de dez (10), contemplou alunos cotistas raciais ingressantes nos anos de 2005 e 2006 e de cursos de maior e menor concorrência nos vestibulares da nstituição. A partir de quatro mediações analíticas (econômica, social, cultural e simbólica) os relatos, em alguma medida, evidenciaram: 1) a persistência de uma fragilidade econômica, pois a maioria dos entrevistados se manteve durante os estudos através de bolsas, em alguns casos, através de trabalho assalariado, 2) a persistência de uma tensão velada e dificuldade de se integrarem em uma pesquisa de iniciação científica de interesse acadêmico para a maioria dos alunos, 3) deficiências culturais e escolares quase sempre relacionadas às dificuldades sociais e econômicas, e 4) ausência de universo de referências simbólicas caracterizado pela invisibilidade dos negros como referenciais teóricos nos cursos e no contexto acadêmico. Por outro, a participação em projetos de fortalecimento da identidade e a filiação" à pesquisa sobre relações raciais, por parte de alguns alunos, apontaram uma perspectiva positiva de superação dessas dificuldades, sobretudo nas mediações cultural e simbólica. A análise das trajetórias dos alunos cotistas raciais em conjunto permitiu uma interpretação a partir da ideia de superação dialética. Isto sugere uma práxis pois, diante do contexto acadêmico da Universidade e das marcas racistas presentes no imaginário coletivo brasileiro e, particularmente, curitibano, a formação intelectual de alunos negros precisa articular, ao mesmo tempo, a construção de uma identidade acadêmica crítica e a construção de uma identidade negra positiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The controversial debate surrounding the implementation of affirmative actions for black people in public higher education gives evidence of the persistence of a racist collective imaginary in Brazilian society. Based on the interpretation that racial relations in Brazil are established on a white racial hegemony, the study focused on the racial quota policy implemented at the Federal University of Parana (UFPR) as a field of analysis, to understand the interrelationship between the concepts of hegemony, culture, education, organic intellectual. The question-problem of the study has the following formulation: what are the existing and necessary conditions for the intellectual formation of black students who were adm tted to UFPR through its quota policy? The historical-dialectical methodology, proposed by Antonio Gramsci, was used. A qualitative/naturalist interview was used as method for inquiry, while content analysis and direct observation were used as secondary methods to understand the academic context of the University. The interviews, in a total of ten (10), included students admitted through racial quotas in 2005 and 2006, from the courses with the highest and lowest competition in college entrance exams of the Institution. Departing rom four analytical mediations (economic, social, cultural and symbolic) the reports, to some extent, showed: 1) persistent economic weakness, as the majority of respondents was maintained throughout the studies by scholarships, in some cases by employment, 2) persistence of an underlying tension and difficulty of integrating into a scientific initiation of academic interest to most students, 3) cultural and educational isabilities almost always related to social and economic difficulties, and 4) absence of symbolic references, in a universe characterized by the invisibility of blacks as theoretical references in courses and in the academic context. On another hand, participation in projects of identity strengthening and "belonging" to research on racial relations by some students showed a positive possibility to overcome such difficulties, especially in cultural and symbolic mediations. The analysis of the trajectories of students admitted through racial quotas as a group allowed an interpretation from the idea of dialectical overcoming. This suggests a praxis since, iven the academic context of the University and the racist marks that are present in the Brazilian collective imaginary, particularly in Curitiba, the intellectual training of black students should articulate, at the same time, the construction of a critical academic identity and the construction of a positive black identity.pt_BR
dc.format.extent195 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectNegros - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminação racial - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolítica de ação afirmativa na Universidade Federal do Paraná e a formação de intelectuais negros(as).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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