Impacto das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional do Município de Cachoeiro de Itapemirim.

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Date
2011-06-20Author
Almeida, Gabriela Vichi Abel de
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Desenvolvimento regionalxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A relação entre a formação do capital humano, Sistema de Educação Superior (Universidades) e o desenvolvimento regional é um debate ainda recente dentro do arcabouço teórico do desenvolvimento econômico, e está amadurecendo, em partes, pelas pesquisas desenvolvidas pela OCDE no âmbito do Programme on Institutional Management in Higher Education (IMHE). No entanto, ainda existem muitas lacunas sobre como estabelecer a integração entre as Universidades e a região, ou seja, como fazer com que o capital humano, formado pelas Universidades, seja capaz de compreender a realidade local e, portanto, desenvolver as habilidades necessárias para ser o dinamizador da construção de um Sistema Regional de Inovação. E dentro dessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de encontrar alguns elementos que possam facilitar a compreensão da causa dessa falta de integra ão, e também identificar como essa integração pode se efetivar, procurando responder quais os desafios e tendências da relação entre universidades e desenvolvimento regional. Para tanto, observará como se dá esse processo de maneira empírica através da aplicação da metodologia da OCDE no município de Cachoeiro de Itapemirim. O estudo da interação entre as IES e o desenvolvimento local é importante porque dentro da perspectiva da Economia do Aprendizado a criação e difusão de conhecimento entre as pessoas, empresas, instituições, setor público e outros são os elementos centrais para que haja o desenvolvimento regional competitivo, que seja capaz de superar os gaps tecnológicos, de gestão, e de mercado. Portanto, de acordo com a perspectiva teórica adotada, é a partir da interação entre a unidade produtora e detentora do conhecimento (IES ou Universidades) e a região que é possível realizar a difusão do conhecimento, e tal interação só erá benéfica se a produção do conhecimento estiver em consonância com a realidade local.
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