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dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorBornatto, Suzete de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T13:49:15Z
dc.date.available2020-07-31T13:49:15Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25737
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de português no Brasil entre 1944 e 1980 é analisado a partir de obras didáticas de três gerações de professores que atuaram tanto no ensino básico como no superior no estado do Paraná. As obras tiveram circulação nacional: a coleção Português Ginasial, do filólogo e pesquisador de línguas indígenas Rosário Mansur Guérios; a coleção "Nossa Língua", dos linguistas Eurico Back e Geraldo Mattos, criadores da "Gramática Construtural da Língua Portuguesa"; e "Português Atual – leitura e redação", dos linguistas Carlos Alberto Faraco e David Mandryk. A metodologia de análise consistiu em cotejar esses livros com outras coleções ou obras de cada época, considerando prescrições programáticas e materiais para orientação dos professores, procurando investigar simultaneamente a constituição da disciplina, a partir do conceito de tradição seletiva de Raymond Williams, e as singularidades dos projetos de ensino, sua intenção manifesta de inovação e rompimento com a tradição, materializados nos livros didáticos. Os livros didáticos foram considerados como lugar de autoria, com base em extensão do conceito desenvolvido por Bakhtin: o autor como organizador e orquestrador de diferentes vozes sociais. A análise incidiu sobre a seleção de textos e autores, as atividades de leitura, o ensino sobre a língua e as propostas de produção textual, revelando peculiaridades de cada obra, assim como o impacto da renovação pedagógica trazida pelas teorias da aprendizagem. As conclusões permitem relativizar afirmações correntes sobre a história da disciplina, quanto à sua falta de cientificidade, de atualidade e sua desvinculação dos estudos linguísticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: L.enseignement du portugais au Bresil entre 1940 et 1980 est analyse a partir d.oeuvres didactiques de trois generations de professeurs qui ont travaille dans l.enseignement de base ainsi que dans l¢¥enseignement superieur dans l¢¥Etat du Parana. Ces oeuvres ont eu une circulation nationale: la collection ¡°Portugues Ginasial¡±, du philologue et chercheur en langues indigenes Rosario Mansur Guerios; la collection ¡°Notre langue¡±, des linguistes Eurico Back et Geraldo Mattos, createurs de la ¡°Gramatica Construtural da Lingua Portuguesa¡±; et ¡°Portugues Atual - leitura e redacao¡±, des linguistes Carlos Alberto Faraco et David Mandryk. La methodologie de l.analyse a consiste a comparer ces livres a d.autres collections ou oeuvres de chaque epoque, en prenant en consideration les prescriptions programmatiques et les materiels pour l.orientation des enseignants, en voulant rechercher simultanement la constitution de la discipline, a partir du concept de tradition selective de Raymond Williams, et les singularites des projets .enseignement, leur intention manifeste d¢¥innovation et de rupture avec la tradition, materialises dans les manuels scolaires. Ces manuels ont ete consideres comme ¡°lieu d¢¥auteur¡°, a partir du concept developpe par Bakhtine: l.auteur en tant qu.organisateur et orchestrateur de differentes voix sociales. L.analyse s.est intensifiee sur la selection de textes et d.auteurs, les activites de lecture, l¢¥enseignement sur a langue et les propositions de production textuelle, tout en revelant des singularites de chaque oeuvre, tout comme l.impact du renouveau pedagogique apporte par les theories d.apprentissage. Les conclusions permettent de relativiser des affirmations courantes sur l.histoire de la discipline, quant a son manque de scientificite, d.actualite et aussi quant a son manque de lien avec les etudes linguistiques.pt_BR
dc.format.extent229 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPortuguês - Estudo e ensino - Paraná - 1944 -1980pt_BR
dc.subjectPortuguês - Livros didaticos - Paranápt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA tradição e os singulares : o ensino de português proposto em livros didáticos por professores universitários do Paraná (1944 a 1980)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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