Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Cristina Maria Peixoto Berbertpt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-03T18:23:27Z
dc.date.available2020-06-03T18:23:27Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25717
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na primeira parte deste trabalho, descrevo e analiso a constituição da minha profissionalidade como pedagoga e o meu papel no interior da escola pública nos movimentos de formação de professores de séries iniciais para o ensino de matemática, inspirando-me no que tem sido denominado Histórias de Vida, optando em usar a primeira pessoa nas narrativas , nas quais, em muitos momentos, haverá a necessidade e se distinguir o meu papel como pesquisadora do meu papel como pedagoga junto aos outros profissionais envolvidos na pesquisa. Na segunda parte, descrevo e analiso experimentos que envolveram aspectos teórico-metodológicos na construção da minha compreensão sobre o chão da escola como espaço coletivo de formação, procurando destacar a práxis educativa como um dos aspectos fundamentais da práxis humana, tendo como cenário minhas aproximações com o ensino dos conteúdos matemáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Na terceira parte do trabalho procuro focalizar movimentos da atividade pedagógica que contribuíram para a mudança no meu status profissional descrevendo e analisando possibilidades e limitações na relação Escola/Universidade: apoiada nos registros produzidos durante minha constituição profissional antes e depois de minha inserção no meio acadêmico, como aluna de mestrado, suscito alguns questionamentos sobre os elos existentes entre o chão da escola e a academia na qualificação dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais. Nas considerações destaco que minha narrativa envolveu muitos sujeitos e movimentos historicamente determinados despertando-me para a busca de ações que valorizem a práxis pedagógica, a dimensão pessoal e social, a presença pública e a qualificação profissional dos professores contribuindo nas investigações que poderão embasar eóricometodologicamente os saberes da comunidade de educadores matemáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the first part of this work, I analyze and describe the constitution of my professionalism as pedagogue and my role in public schools in the formation of teachers for the initial series for the teaching of mathematics, taking for inspiration what has been named as Life Stories, opting to use the first person in the narratives, in which it will be necessary to distinguish my role as a researcher from my role as a edagogue along with other professionals involved in the research. On the second part I describe and analyze experiments that involved aspects both theoretically end methodological in the building of my comprehension of the school floor as a collective space of formation, seeking to contrast the educative practice as one of the fundamental aspects of the human practice, having as background my proximity with the teaching of athematics for the Basic Teaching. On the third part I analyze the contributions of the pedagogic activity to the changes of my professional status describing and analyzing possibilities and limitations of the relation School/University: backed by the registry produced during my professional constitution before and after my insertion in the academic medium, as a masters graduate, I bring up some questioning about the links xisting between the school floor and the academy in the qualification of the mathematic teachers of the initial series. In the final considerations I point out that my narrative involved plenty of subjects and movements historically determined moving me to seek actions valorizing the pedagogic practice, the personal an professional dimension, the public presence and the professional qualifications of the teachers contributing to the investigations that might back theoretically and methodologically the knowledge of the teachers of mathematics. community.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática - Professores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTrajetórias no chão da escola : uma pedagoga nas trilhas da educação matemática com professores de séries iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples