Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAnselmo, Aline Cristinapt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Sidney Nilton de, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T20:13:58Z
dc.date.available2020-05-18T20:13:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25701
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 05/04/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O sofrimento físico e psíquico do professor, no contexto escolar, tem sido objeto de inúmeras pesquisas, nas quais o tema é tratado com base em diferentes referenciais teóricos. Esses estudos indicam o sofrimento psíquico dos professores como recorrente no contexto educacional brasileiro. A docência universitária, por sua vez, tem sido abordada com mais frequência desde a perspectiva pedagógica, mas ultimamente também tem sido foco de pesquisadores da área da psicologia, os quais abordam o sofrimento relacionado ao trabalho do professor universitário na atualidade. A presente pesquisa consiste em um estudo teórico acerca do mal-estar do professor universitário, sendo a interpretação desse mal-estar, com base na psicanálise, seu principal objetivo. O estudo tem início com a análise das características da contemporaneidade e dos modos de subjetivação atuais, a qual se dá com base em autores que realizam uma leitura crítica da atualidade e que compreendem que a subjetividade é atualmente marcada pelo mal-estar. Apresentam-se, na sequência, algumas características da universidade na atualidade, especialmente no Brasil, com base na leitura crítica de estudiosos da universidade para, então, abordar a experiência dos professores nesse contexto, a qual, segundo alguns pesquisadores, tem como características principais o incômodo, a insatisfação e o sofrimento. O foco da pesquisa passa, então, para a análise da figura e função do professor na atualidade, com destaque para a desautorização docente e para os ideais do ser professor presentes no imaginário sociocultural. Tais elementos são compreendidos como ntensificadores do mal-estar do docente universitário. Por fim, explora a teoria freudiana, a fim de compreender a constituição da subjetividade que, segundo a psicanálise, é marcada pelo mal-estar. Nesse momento, destaca conceitos como narcisismo, ideal de ego, psicologia de grupo, mal-estar, angústia, masoquismo, superego, sintoma, pulsão de morte e sentimento de culpa. Conclui-se que o mal-estar do rofessor universitário na atualidade se dá na conjunção de diferentes fatores que se relacionam de forma dinâmica: como sujeitos constituídos na relação com o outro e com a cultura, esses docentes encontram nas demandas da atualidade e nas condições atuais de trabalho do professor universitário o cenário ideal para a manutenção da angústia e do mal-estar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Physical and psychological suffering of the teacher has been the subject of numerous studies in which the subject is treated based on different theoretical frameworks. These studies indicate the mental suffering of teachers as common in the Brazilian educational context. University teaching, in turn, has been addressed more frequently from the educational perspective, but lately has also been the focus of psychology researchers, which address the suffering associated to the work as a university professor today. This research is a theoretical study about the malaise of the university professor, and the interpretation of this malaise, based on psychoanalysis, is its main objective. The study begins with the analysis of contemporary and current modes of subjectivity, which is based on authors who perform a critical interpretation of the modern times and who understand that subjectivity is associated to malaise. We present, following, some features of the university today, especially in Brazil, based on critical reading of the university and then we address the experience of teachers in this context, which, according to some researchers, has as its main features the discomfort, dissatisfaction and suffering. We analyze, then, the figure and function of teacher at present, when we emphasize the disempowerment of teachers and the ideals of being a teacher present in the sociocultural imaginary. These elements are understood as enhancers of the malaise of university teachers. Finally, we explore Freudian theory in order to understand the constitution of subjectivity that, according to psychoanalysis, is marked by malaise. At this time, we highlight concepts such as arcissism, ego ideal, group psychology, malaise, anxiety, masochism, superego, symptom and guilt. We conclude that the malaise of university professor currently occurs in the conjunction of different factors that are related in a dynamic way: as a subject constituted in relation to each other and with the culture, these teachers find in demand nowadays and work conditions the ideal setting for the maintenance of distress nd discomfort.pt_BR
dc.format.extent96f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Angústiapt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titlePsicanálise e educação : o mal-estar do professor universitário na atualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples