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dc.contributor.authorCarlini, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T13:00:50Z
dc.date.available2020-08-20T13:00:50Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25612
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/12/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é um estudo sobre a percepção que os estudantes de medicina têm sobre os significados da participação em uma disciplina voltada para atenção básica à saúde. Busca-se através destas percepções compreender quais contribuições esta modalidade de ensino traz, para atender o perfil médico formado, preconizado pelas diretrizes curriculares nacionais. Para a realização deste estudo foram coletados dados junto a estudantes que cursaram ou estão cursando esta disciplina, bem como observados seu perfil social e suas impressões frente ao curso de medicina. A análise quantitativa e qualitativa dos dados aponta como resultados que os estudantes valorizam a possibilidade de estarem inseridos na atenção básica ao iniciar uma prática profissional, bem como de acompanharem uma família vinculada à unidade de saúde, onde podem conhecer a realidade em que as pessoas moram e vivem identificando suas necessidades de saúde e propondo possíveis estratégias de intervenção. Embora reconheçam nesta modalidade de ensino, um importante valor para a formação geral do médico, não vêem nela um preparo para seu futuro mercado de trabalho, sendo que praticamente a metade dos estudantes, mostra uma opção por áreas especializadas da medicina.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is a study on the perception that medical students have about the meanings of participation in a subject of primary health care. It seeks to understand through those perceptions which ontributions this modality brings to attend the profile of the graduated physician, indicated by the national curriculum guidelines. For the accomplishment of such study, were collected data from students who are taking or have taken this subject, as well as to observe their social profile and their impr ssions about the Medicine College. The qualitative and quantitative analysis of the data show as results that the students value the possibility of being inserted in the basic attention starting a professional practice, as well to accompany a family connected to a health unit, where they can get to know the reality in which those people live, identifying their health necessities and proposing possible intervention strategies . Although they recognized this subject as an important formative value, they do not see in it a preparation for their future labor market, considering that practically half of the students show an option for specialized areas of Medicine.pt_BR
dc.format.extent153 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCuidados Primários de Saúdept_BR
dc.subjectMedicina - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleImplantação da disciplina de Atenção Básica à Saúde no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná : aspectos psicossociais e educativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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