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dc.contributor.authorPeruchi, Rangelpt_BR
dc.contributor.otherGodoi, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-22T20:35:59Z
dc.date.available2020-06-22T20:35:59Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25599
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Elena Godoipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 14/12/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho, pretendemos investigar as estratégias corteses utilizadas por falantes nativos e por aprendizes de língua inglesa na tessitura de uma "carta ao editor". Esse estudo é baseado na análise do corpus dos dois grupos específicos constituídos de falantes nativos e falantes aprendizes com o objetivo de verificar quatro estratégias principais, tais como: o uso inclusivo, ocultação do agente, perguntas retóricas e mitigação e/ou modalização. Além disso, objetiva-se perceber como os falantes nativos e os aprendizes de língua inglesa utilizam estratégias corteses para satisfazer as necessidades da face. Com base na análise do corpus, é possível inferir que os falantes nativos fazem um uso variado dessas estratégias para proteger a face do escritor/leitor se comparado as produções escritas pelos aprendizes. Os resultados sugerem que embora os aprendizes apresentem um comando competente da estrutura morfo-sintática da língua inglesa, a escrita de muitos deles soa um tanto inadequada, se comparadas às produções escritas dos falantes nativos, visto que suas produções carecem de muitas das estratégias utilizadas por esses últimos. O comando adequado demonstrado por alguns dos aprendizes sugere que eles já adquiriram um bom nível de conhecimento pragmático e, consequentemente, tenderão a comunicar-se mais adequadamente no mundo real. Assim, o comando no uso das estratégias corteses pode vir a revelar não somente o nível de conhecimento da segunda língua por parte do aprendiz, mas também vir a funcionar como uma ferramenta metodológica para o professor de uma língua estrangeira através do ensino das estratégias corteses.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates the polite strategies used by native speakers and English learners in the writing of a letter to the editor. In addition, this study is based on corpus analyses of the two specific groups in order to verify four main polite strategies such as: inclusive use; person's ocultation;rthetorical questions; and mitigagion/ modalization. Furthermore, it is aimed to perceive how the native speakers and the learners use these strategies in order to satisfy face needs. Based on the corpus analyses, it is possible to infer that native speakers use a great variety of strategies to protect speakers/ heares face and that their writing production seems to be less direct if compared to the letters produced by English learners.The results suggest that even though the learners make great use of the morpho-syntatic structure of English language, the writing of some learnes sounds rather inadequate whether compared to those produced by native speakers since their production lacks most of the polite strategies used by native speakers. Futhermore, the adequate command shown by some of the learners suggests that these ones have already acquired pragmatic knowledge and as a consequence wil behave themselves more apropriately in the real world. That is, the command of polite strategies might reveal not just the learner's level of knowlege in the second language but it may work to the teacher as a methodological tool for the teaching of a second language.pt_BR
dc.format.extent121f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA Competência pragmática em aprendizes de língua inglesa : uma análise do uso de estratégias cortesespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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