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dc.contributor.authorGüttschow, Gisele Gutstein, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T13:48:43Z
dc.date.available2020-09-23T13:48:43Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25594
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a constituição da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) bem como a escolha e a implementação em Joinville desse plano de ação educacional vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), cuja duração corresponde ao período de 1958 a 1963. Essa campanha nasceu do conjunto de medidas idealizadas durante o mandato de Juscelino Kubitschek e se estendeu aos governos posteriores, de Jânio Quadros e Joã Goulart. Os estudos e pesquisas que permearam a constituição da CNEA ficaram ao encargo do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs), órgãos ligados ao INEP. A CNEA foi implantada em vários municípios brasileiros, intitulados cobaias, espalhados por todas as regiões do país. Com esta pesquisa buscou-se compreender a implementação da CNEA no estado de Santa Catarina, com ênfase em specificidades do município de Joinville. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram os impressos do jornal A Notícia; relatórios de escolas e da inspetoria escolar municipal; leis e decretos federais, estaduais e municipais; artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; a monografia de João Roberto Moreira, intitulada A educação em Santa Catarina: Sinopse apreciativa sobre a administração, as origens e a ifusão de sistema estadual de ensino de 1954; os livros Educação e Desenvolvimento em Santa Catarina e Um esquema para a educação em Santa Catarina; o relatório sobre a CNEA, elaborado pelo coordenador da campanha nacional, João Roberto Moreira, bem como bibliografias pertinentes ao objeto de estudo. O primeiro capítulo aborda a constituição da CNEA a nível federal e a participação dos ntelectuais na criação da mesma. O segundo capítulo expõe os meandros que a campanha foi implementada em Santa Catarina. Por fim o último capítulo compreende as razões que levaram a escolha de Joinville para a implementação da CNEA no município, bem como as especificidades dessa implementação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study has the objective of comprehending the plan of educational action denominated Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo – CNEA (National Campaign for the Eradication of Illiteracy), as well as the selection and implementation in Joinville of this plan of educational action linked to the Ministry of Education and Culture, which period of duration corresponds to the years of 1958- 1963.This campaign was born from the group of measures idealized during the Juscel no Kubitschek’s presidency, and it extended to the next governments, of Janio Quadros and João Goulart. The studies and researches that permeated the constitution of the CNEA , were in the charge of the Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP(National Institute of Pedagogical Studies) , from the Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) (Brazilian Center of Educational Researches) and the Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs) (Regional Centers of Educational Researches), organs linked to the NEP. The CNEA was implanted in several Brazilian cities, named "cobaias", scattered through all the regions of the country. This research intended to comprehend the implementation of the CNEA in the state of Santa Catarina, emphasizing the specificities of the city of Joinville. The sources utilized for this research were the printings of "A Notícia" newspaper; reports from the schools and the municipal school inspectorate; the federal, intrastate and municipal laws and decrees; articles from the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brazilian Magazine of Pedagogical Studies); the 1954 monograph by João Roberto Moreira, entitled A educação em Santa Catarina: Sinopse apreciativa sobre a administração, as origens e a difusão de sistema estadual de ensino (The education in Santa Catarina: Appreciative synopsis about the administration, the origins and the diffusion of the state’s system of education); the books Educação e desenvolvimento em Santa Catarina (Education and development in Santa Catarina) and Um esquema para a ducação em Santa Catarina (A scheme to the education in Santa Catarina; the report about the CNEA, elaborated by the coordinator of the national campaign, João Roberto Moreira, as well as bibliographies pertinent to the study’s object. The first chapter addresses the constitution of the CNEA at federal level and the intellectual participation in its creation. The second chapter exposes the difficulties found in the implementation of the campaign in Santa Catarina. Finally, the last chapter comprehends the reasons who led to the selection of Joinville to the implementation of the CNEA in the city, as well as the specificities of his implementation.pt_BR
dc.format.extent149 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCampanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo : implementação em Santa Catarina e o "cobaia" Joinville (1958-1963)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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