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dc.contributor.authorWeiland, Renate Lizana, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T12:07:10Z
dc.date.available2020-07-31T12:07:10Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25539
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/11/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa discorre sobre as relações entre projetos comunitários e música na perspectiva da psicologia social comunitária e educação musical. A temática de estudo versa sobre a atuação dos profissionais que trabalham com música em projetos comunitários. Foram investigadas as concepções e formas de atuação que esses profissionais têm em relação aos projetos comunitários, sua formação musical e profissional; os tipos de contratação profissional, como foi sua inserção nestes cenários e como percebem o seu trabalho; as dificuldades e os resultados de seu trabalho. A pesquisa é de caráter qualitativo, com uma parte bibliográfica e outra exploratória. O instrumento utilizado para coleta de dados em campo foi a entrevista individual com roteiro estruturado. Os entrevistados foram cinco professores que atuam em projetos sociais comunitários na região central e periférica de Curitiba. Os resultados foram agrupados em três eixos e mostram dados sobre os projetos e suas especificidades; sobre os profissionais da área de música que atuam em projetos comunitários, sua formação, suas concepções, suas dificuldades; e as relações entre música e comunidade na ótica dos profissionais entrevistados. Esta revela que os professores voltam-se mais para a música enquanto foco central de sua atuação e neste aspecto sugere-se que se direcione o olhar com maior ênfase à comunidade. Discute-se a contribuição da música nos projetos comunitários a partir da visão dos entrevistados e da revisão de literatura sobre o tema, advertindo-se, porém contra uma visão salvacionista da música. Também se discute a formação do profissional da área musical e as relações entre universidade e comunidade. As contribuições apontam no sentido de que se aprofunde um diálogo entre as áreas de Psicologia Social Comunitária e Educação Musical, seja em grupos de pesquisa, grupos de discussão entre profissionais atuantes, formação nos cursos de graduação e parcerias entre instituições presentes nestas áreas. Assim espera-se fortalecer os profissionais da área musical para enfrentarem as complexidades encontradas em suas atuações nos projetos comunitários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research deals with relations between community projects and music from the perspective of social community psychology and musical education. The study theme focuses on the performance of professionals that work with music in community projects. Forms of performance and conceptions that professionals related to music have were investigated in relation to community projects, their musical and professional education, as well as their insertion into these scenarios and the manner in which they perceive their work, and what are the difficulties and results achieved by their work. The research is qualitative in character, with a documental portion and an exploratory portion. The method employed to collect field data was an individual interview with a structured script. The interviewees are five teachers that work with community social projects in the central and peripheral regions of Curitiba. The results where grouped into three axis and present data on the projects and their specificities, on the music-related professionals that work in community projects, their academic background, their conceptions and difficulties, and the relations between music and community from the point of view of the teachers interviewed. It reveals that the teachers turn to music as the central aspect of their work and, in this sense, a suggestion is made that emphasis should shift to the community. The contribution of music in community projects is discussed from the point of view of the interviewees and the bibliographical material available on the subject, advising against a Salvationist view of music. The academic formation of the music professional is also discussed along with the relationship between the university and the community. The contributions point in the direction of a need for a more significant dialogue between the areas of Social Community Psychology and Musical Education, be it in research groups, discussion groups constituted by working professionals, education in undergraduate courses and partnerships between institutions active in these areas. These dialogues are intended looking to equip professionals in the area of musical education to deal with the complexities encountered in their work in community projects.pt_BR
dc.format.extent111 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMúsica - Projetos comunitarios - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMúsicos - Formaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia social - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba : algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR


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