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dc.contributor.authorSeleme, Laila del Bempt_BR
dc.contributor.otherRoglio, Karina de Deapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de. Programa de Pós-Graduaçaopt_BR
dc.date.accessioned2011-04-25T12:00:17Z
dc.date.available2011-04-25T12:00:17Z
dc.date.issued2011-04-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25525
dc.description.abstractResumo: A pesquisa sobre redes de relacionamentos tem se intensificado nos últimos anos, bem como o interesse pela discussão das práticas organizacionais mostrando sua relevância acadêmica e prática. Assim, partindo de aspectos conceituais delineados das teorias institucional, de planejamento estratégico e da teoria sobre redes o presente trabalho tem como objetivo analisar como a estrutura de elacionamentos do Núcleo de Planejamento Estratégico condicionou a efetividade desta organização por meio da percepção de seus membros. Metodologicamente a pesquisa é classificada como descritiva e de natureza mista, utilizando-se da técnica de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A partir dos dados coletados buscou-se em primeiro lugar aracterizar o Núcleo de Planejamento Estratégico. Depois, com base na técnica de análise de redes, foi realizada a análise descritiva da rede, por meio da qual percebeu-se a centralidade e prestígios dos atores, verificou-se a correlação entre centralidades e atributos, bem como a formação de um subgrupo na rede. Por fim, verificou-se a relação entre a estrutura de relacionamento e a efetividade do Núcleo a partir da percepção dos atores acerca das discussões sobre práticas de planejamento estratégico. Os resultados apontam para uma diferenciação nas práticas de planejamento estratégico de empresas privadas e públicas, o Núcleo é visto como um ambiente para troca experiências sobre práticas de planejamento estratégico que não são disponibilizadas na literatura, e as centralidades são percebidas em um subgrupo do Núcleo (Comitê Executivo) que lhe garante maior centralidade e prestígio. As correlações analisadas indicam que os atores acessados com mais freqüência são aqueles com os quais existe maior afinidade e que o subgrupo possui mais envolvimento e internaliza mais as práticas de planejamento estratégico. Por fim, ao medir a similaridade de percepção constatou-se que os atores com mais laços de interação tendem a perceber mais a efetividade do Núcleo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleEstrutura de relacionamentos interpessoais e práticas de planejamento estratégicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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