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dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.authorPimentel, Andrey Ricardo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T18:55:04Z
dc.date.available2022-08-10T18:55:04Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25442
dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Exataspt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um conjunto de medidas para descrever cognitivamente a base de imagens radiológicas do sistema RUI [Dir93], visando possibilitar uma escolha adequada da próxima imagem a ser trabalhada com o aprendiz. Isto visa minimizar o tempo de aprendizado e possibilitar a utilização de diversas estratégias pedagógicas. Faz-se uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais, passando por ambientes de autoria. Apresenta-se um estudo de caso realizado para exemplificar a utilização das medidas cognitivas no ensino de diagnóstico em tomografias computadorizadas de tumores cerebrais. Descreve-se uma ferramenta para a utilização das medidas cognitivas, chamada Sequence, integrada ao sistema RUI. Faz-se, também algumas considerações e avaliações sobre a utilização de medidas cognitivas por sistema tutor inteligente (ITS) e a aplicabilidade de tais medidas ao ensino de uma classe significativamente diferente de domínios.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a set of measures for describing cognitively the radiological image database of the RUI system [Dir93] to allow an adequate choice of the next image to be presented to the learner. The goal is to minimize the learning time and to permit the implementation of a wider variety of pedagogic strategies. The literature on concept teaching is reviewed, particularly on visual concept tutoring, concerning both the traditional and computer-based lines. Authoring environments are also surveyed. A case study to exemplify the teaching of brain tumor diagnosis through CT-scans is presented. An implemented software tool, called Sequence, that supports the authoring process using cognitive measures is described, focusing on its integration to the RUI environment. Discussions about the use of cognitive measures in ITS for a range of visual domains is raised, as well as the applicability of such measures in a significantly different class of domains.pt_BR
dc.format.extent109f. : il. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiencia cognitivapt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectMetodos acelerados do ensinopt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleMedidas cognitivas para o ensino de conceitos visuais com sistemas tutores inteligentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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