Viabilidade do tratamento preservativo de moirões de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.), por meio de metodos simples, e comparações de sua tratabilidade com a do Eucalyptus viminalis Lab.

View/ Open
Date
2013-06-11Author
Paes, Juarez Benigno
Metadata
Show full item recordSubject
Madeira - ConservaçãoMadeira - Preservativos
Bracatinga
Eucalipto
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Este trabalho teve como principal objetivo a avaliação da tratabilidade de moirões de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.), e sua comparação com moirões de Eucaliptus viminalis Lab. por meio dos processos de substituição da seiva por transpiração radial e de difusão por imersão prolongada. Os moirões, com comprimento de 2.0 metros e diâmetro no meio das peças, variando de 7,0 a 12,0 cm, foram submetidos às concentrações de 2, 3.5 e 5X de ia. do produto preservativo CCB, durante 2, 5 e S dias.
Foram analisadas a distribuição e a penetração dos elementos cobre e boro em discos retirados em á posições no mourão bem como a retenção em 3 posições do disco retirado na linha de afloramento dos moirões.
O aumento da concentração e do tempo de tratamento proporcionou ganhos significativos na distribuição, penetração e retenção do produto preservativo nos moirões de eucalipto e de bracatinga. O processo de substituição da seiva proporcionou melhores distribuição, penetração e retenção dos elementos químicos na parte inferior dos moirões, quando comparado ao de difusão por imersão prolongada. Nas condições em que o trabalho foi realizado, o eucalipto apresentou melhor comportamento que a bracatinga.
Collections
- Teses & Dissertações [5864]