Estimativa de produção presente e futura de volume de madeira e peso de casca para povoamentos de acacia-negra (Acacia mearnsii de Wild)

View/ Open
Date
2013-06-24Author
Maestri, Romualdo
Metadata
Show full item recordSubject
Arvores - MediçãoCascas (Arvores) - Medição - Modelos matematicos
Dendrometria
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Um sistema de predição da produçáo presente e futura do volume de madeira e peso de casca seca para povoamentos de acácia-negra (Acacia mearnsii de Wild) implantados no Rio Grande do Sul, foi desenvolvido.
Os dados básicos so provenientes de 328 parcelas temporárias retangulares, com área de 420 m cada, com amostragem de idades entre 22 e 136 meses, em diferentes densidades populacionais e sítios produtivos. Uma outra fonte de dados originou-se de experimento de adubação, com medições a cada 12 meses, entre o 242 e o 842 mês.
O sistema baseou-se na funço Weibull de 3 parâmetros, sendo que a estimativa das distribuições utilizou a técnica de recuperaçâo dos coeficientes e 'c" através de pares de diâmetros percentis e do coeficiente a" pela relaçâo direta com o diâmetro minimo da amostragem. Os pares de diâmetro percentil averiguados foram 20/90, 20/80, 30/90, 30/80, 40/90 e 40/80. Ajustou-se inúmeros modelos para estimativa do diâmetro mínimo, dos diâmetros percentis, da variância dos diâmetros, da altura média das classes diamétricas, da altura dominante e da sobrevivência.
De modo geral, os modelos obtidos apresentaram ajuste satisfatório e sem tendenciosidade dos resíduos. Os resultados evidenciaram a inter-dependência entre as pares de diâmetro percentil, a densidade, o sítio e a idade com as estimativas presentes e futuras do volume de madeira e peso de z, por classe de diámetro e para o total. O estudo possibilita a obtenção de informaçoes de produço e crescimento dos povoamentos de acácia'negra com aceitável grau de confiabilidade.
Collections
- Dissertações [621]