Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem

View/ Open
Date
2012-10-10Author
Sousa, Rafael de Andrade
Metadata
Show full item recordSubject
TesesMultimidia interativa
Sistemas de computação interativos
Ensino auxiliado por computador
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas.
Collections
- Dissertações [363]