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dc.contributor.authorSeben, Luciana Bárbarapt_BR
dc.contributor.otherWilhelm, Volmir Eugeniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-14T11:50:55Z
dc.date.available2011-03-14T11:50:55Z
dc.date.issued2011-03-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25296
dc.description.abstractResumo: O ensino básico do Brasil é frequentemente questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Esta dissertação usa como ferramenta a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), métodos de regressão linear, regressão Tobit e correlação canônica. O objetivo é analisar o perfil e o desempenho das instituições educacionais pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e verificar semelhanças existentes com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Alguns dados usados no trabalho provêm de questionários preenchidos pelos professores e pelos alunos matriculados em 2009 no Núcleo Regional de Educação de União da Vitória; outros dados provêm de registros da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR. A primeira análise (via regressão linear múltipla e correlação canônica) explorou o grau de relacionamento entre as variáveis que caracterizam as escolas; via DEA (Data Envelopment Analysis) determinou-se os índices de eficiência das escolas e, através da regressão Tobit, avaliou-se a influência entre algumas variáveis e o índice de eficiência. Também comparou-se índices (de eficiência e de correlação) apresentados pelas escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória com os do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí. A regressão linear múltipla indicou a mesma relação para os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de União da Vitória e de Paranavaí, o conjunto de insumos explicou o índice de reprovação no ensino fundamental fase II e para o ensino médio o índice de aprovação. A regressão canônica indicou que a renda média familiar é altamente correlacionada com escolaridade dos pais para ambas as modalidades de ensino: fundamental fase II e médio, no NRE de União da Vitória. Enquanto que para o NRE de Paranavaí, o número de alunos por turma está correlacionado com o número de professores e pedagogos, no ensino fundamental fase II e, para o ensino médio, não houve correlacionamento significativo e semelhanças com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória. A eficiência média é superior no ensino fundamental fase II e inferior no ensino médio para o NRE de União da Vitória em relação ao de Paranavaí. A regressão Tobit verificou que as variáveis influenciam mais a eficiência no NRE de Paranavaí do que para o NRE de União da Vitória.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAvaliaçao educacional - Métodos estatísticospt_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAnalise de regressãopt_BR
dc.subjectCorrelaçao canônica (Estatística)pt_BR
dc.titleAvaliação de estabelecimentos públicos pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória e de Paranavaí - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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