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    Analise economica da densidade de estradas nas areas de produção de Eucalyptus

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    D - PEREIRA NETO, SILVIO DIAS.pdf (2.685Mb)
    Date
    2013-06-27
    Author
    Pereira Neto, Silvio Dias
    Metadata
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    Subject
    Estradas florestais - Iretama (PR)
    Madeira - Transporte - Aspectos economicos
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Este estudo teve como objetivo realizar uma análise econômica para determinar a densidade ótima de estradas florestais e o tamanho ideal do talhão, nas áreas de produção de Eucalyptus. A otimização foi obtida para as estradas secundárias, também conhecidas como estradas de acesso, vicinais ou carreadores, em relação à área de plantio, considerando o método de extração e a classe do relevo. A análise foi realizada verificando-se o menor valor do custo total que representa a soma dos custos de construção e manutenção de estradas, custo de perda de área de produção e custo de extração florestal. Obteve-se um intervalo de otimização da densidade, considerando uma variação no custo total de até 5 "/. do custo mínimo. 0 tamanho ideal do talhão foi estimado de acordo com a otimização da densidade de estradas e a distância entre aceiros ou divisoras de talhão. Os dados utilizados nos cálculos foram coletados em empresas florestais, literaturas especializadas e revendedoras de máquinas e caminhões. Os resultados foram obtidos para extração com caminhão, trator autocarregáve1, forwarder e trator com guincho (arraste), conforme suas condições de uso. Para o baldeio, o intervalo de otimização, no relevo plano a suave ondulado, variou de 5 m/ha a 21 m/ha e o custo total mínimo de US$ 1,81/m3 a US$ 2,28/m3; no relevo ondulado, variou de 11 m/ha a 32 m/ha e o custo mínimo de US$ 2,57/m3 a US$ 2,63/m ; no relevo forte ondulado, a otimização variou de 13 m/ha a 37 m/ha e o custo de US$ 2,90/m3 a US$ 3,08/m3. Para o arraste, o intervalo variou de 88 a 96 m/ha no relevo forte ondulado e de 100 a 109 m/ha no relevo montanhoso;7 o custo total mínimo foi de US$ 4,49/m no relevo forte ondulado e US$ 4,71/m no montanhoso. De acordo com as condições predominantes no país, a otimização da densidade de estradas pode gerar uma economia anual de US$ 0,37/m3 a US$ 0,95/m3, ou seja, representa um potencial de economia de US$ 24 milhões a US$ 61 milhões, por ano, para o setor de produção de Eucalyptus.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25222
    Collections
    • Dissertações [613]

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