Show simple item record

dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.authorSchäfer, Herbertpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T13:03:30Z
dc.date.available2021-07-14T13:03:30Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25112
dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exataspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta conceitos e ferramentas para gerar sistemas tutores inteligentes (ITS) desenvolvidos especificamente para o ensino de conceitos visuais para o Jogo de Xadrez. Faz-se uma revisão literária sobre o ensino de conceitos visuais através de sistemas computacionais, atingindo o escopo de ambientes de autoria. Nesta revisão, constata-se a inexistência de tutores automáticos que levem em consideração o forte processamento visual primário exigido na formação de perícia para o Jogo de Xadrez. Este texto apresenta um shell de ITS para o ensino destes conceitos visuais e discute a aplicabilidade limitada de idéias básicas de algoritmos de busca heurística da IA Clássica. O protótipo de ITS deste trabalho, denominado SAEX, combina ferramentas de autoria com ITS, oferecendo um arcabouço integrado, apropriado para o desenvolvimento dos referidos sistemas de ensino. Ao final, são indicadas possibilidades reais de utilização deste ITS e de trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents concepts and software tools for generating intelligent tutoring systems (ITS) specifically developed for the teaching of visual concepts aimed at Chess learners. A literature review is presented on computer based teaching of visual concepts as well as on authoring systems and tutoring shells. It is shown that existing systems for teaching Chess do not cover the issues of primary visual interpretation, an important capacity in acquiring expertise according to previous research work. The text presents an ITS shell for the teaching of visual concepts as an alternative to basic ideas of classical AI heuristic search methods. The prototype system SAEX, implemented as part of the work, combines authoring and intelligent systems techniques in an integrated framework to benefit learning. At the end, the text indicates real possibilities of use of this ITS and future research.pt_BR
dc.format.extent71 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectXadrez - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectXadrez - Coleções de partidaspt_BR
dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectSistemas tutoviais inteligentespt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleConceitos e ferramentas para apoiar o ensino de xadrez através de computadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record