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dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.authorRezende, Denis Alcidespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T12:06:47Z
dc.date.available2021-07-14T12:06:47Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25104
dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exataspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta fundamentos e ferramentas para apoiar o processo de aprendizagem de surdos adultos por meio de ensino de conceitos visuais estruturados. Também faz uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais. Relata também sobre dois experimentos realizados em um centro de reabilitação, com especialistas em surdez e um grupo de surdos adultos de diferentes níveis de capacidades. O primeiro experimento foi realizado para constatação de compatibilidades com a literatura e a coleta de parâmetros genéricos dos domínios de comunicação de surdos, visando fornecer as bases para a definição das ferramentas computacionais. O segundo experimento foi realizado para validar e avaliar os protótipos desenvolvidos. O ambiente desenvolvido é composto por duas ferramentas: a de aprendizagem e a de autoria. A estruturação do ambiente está fundamentada no ensino de conceitos onde tais ferramentas oferecem um rico ambiente de autoria orientada à alocação de textos, vídeos e imagens sob 4 contextos de dificuldades: simples, crescente, agrupamentos e incompletos. A ferramenta de aprendizagem permite a análise e interpretação dos conceitos visuais elaborados no ambiente de autoria, distribuídos em apresentações de objetos, eventos e exercícios, tais como: inclusão de imagens por características comuns, exclusão de elementos estranhos a um conjunto e organização de elementos em conjuntos de características semelhantes. Os ambientes possuem flexibilidade, funcionalidade e usabilidade no que diz respeito à interface com o autor e o aprendiz. Ambos podem explorar livremente os seus recursos computacionais, pois os mecanismos das ferramentas são de uso independe do conteúdo. Metas futuras de pesquisa são apresentadas com base na inclusão de aspectos temporais da interação com aplicações à modelagem do aprendiz.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents concepts and software tools to support the learning process of deaf adults by means of structured visual concepts. It also brings a review of concept teaching, particularly on the teaching of visual concepts, in the conventional way as well as through computational systems. Two experiments have been carried out in a special-education center, by experts in deafness and a group of deaf adults of different levels of capabilities. The first experiment was designed to verify the communications compatibilities of a deaf according to the literature and to collect domain-general parameters, aiming to supply the basis for the definition of the computational tools. The second experiment was designed to validate and to evaluate the developed prototypes. The software environment is composed by two tools: one for learning and one for authoring. The structuring of the environment is based on the teaching of concepts where such tools offer a rich authoring environment oriented to the allocation of texts, videos and images in 4 contexts of complexity: simple, increasing, groupings and incomplete. The learning tool allows the analysis and interpretation of the visual concepts create through the authoring environment with the help of presentation objects, events and exercises, such as: inclusion of images with common features, exclusion of a non-exemplar from a group and organization of elements in groups according to similar features. The environments have shown flexibility, functionality and usability of the interface with the author and the learner. Both software tools allow users to explore computational resources easily, because their mechanisms work independently from the content. Future goals of research are based on the inclusion of temporal aspects of the interaction with applications to the learner model.pt_BR
dc.format.extent94 f. : il., tabs. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleFerramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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