• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ferramentas para apoio ao ensino estruturado de conceitos visuais na educação de surdos

    Thumbnail
    View/Open
    D - REZENDE, DENIS ALCIDES.pdf (5.563Mb)
    Date
    2011-02-08
    Author
    Rezende, Denis Alcides
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Ensino auxiliado por computador
    Sistemas tutoriais inteligentes
    Surdos - Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho apresenta fundamentos e ferramentas para apoiar o processo de aprendizagem de surdos adultos por meio de ensino de conceitos visuais estruturados. Também faz uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais. Relata também sobre dois experimentos realizados em um centro de reabilitação, com especialistas em surdez e um grupo de surdos adultos de diferentes níveis de capacidades. O primeiro experimento foi realizado para constatação de compatibilidades com a literatura e a coleta de parâmetros genéricos dos domínios de comunicação de surdos, visando fornecer as bases para a definição das ferramentas computacionais. O segundo experimento foi realizado para validar e avaliar os protótipos desenvolvidos. O ambiente desenvolvido é composto por duas ferramentas: a de aprendizagem e a de autoria. A estruturação do ambiente está fundamentada no ensino de conceitos onde tais ferramentas oferecem um rico ambiente de autoria orientada à alocação de textos, vídeos e imagens sob 4 contextos de dificuldades: simples, crescente, agrupamentos e incompletos. A ferramenta de aprendizagem permite a análise e interpretação dos conceitos visuais elaborados no ambiente de autoria, distribuídos em apresentações de objetos, eventos e exercícios, tais como: inclusão de imagens por características comuns, exclusão de elementos estranhos a um conjunto e organização de elementos em conjuntos de características semelhantes. Os ambientes possuem flexibilidade, funcionalidade e usabilidade no que diz respeito à interface com o autor e o aprendiz. Ambos podem explorar livremente os seus recursos computacionais, pois os mecanismos das ferramentas são de uso independe do conteúdo. Metas futuras de pesquisa são apresentadas com base na inclusão de aspectos temporais da interação com aplicações à modelagem do aprendiz.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25104
    Collections
    • Dissertações [479]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV