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dc.contributor.authorSantos, Dayana Brunetto Carlin dospt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T12:30:14Z
dc.date.available2020-09-22T12:30:14Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25058
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise as experiências transexuais na escola. A partir dessa perspectiva foi construído o problema de pesquisa, isto é, as narrativas produzidas por travestis e transexuais sobre seu processo de escolarização formal. A metodologia utilizada foi a cartografia, com o objetivo de elaborar um desenho, no sentido cartográfico, dos territórios subjetivos da transexualidade na escola. Essa carta-cartográfica foi produzida por meio de uma imersão nas teorizações de Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento e Maria Rita de Assis César, entre outras/os. Também se propôs uma discussão bibliográfica sobre a construção da sociedade sexuada e generificada através de um referencial binário e heteronormativo; a respeito da performatividade dos gêneros; sobre a patologização da experiência transexual; sobre a escola; e sobre as narrativas elaboradas pelos sujeitos. As narrativas foram obtidas pela realização de seis entrevistas com mulheres transexuais, uma com um homem transexual de Curitiba e também por meio de um grupo de discussão com lideranças do Movimento Social de Travestis e Transexuais da Região Sul do Brasil. Para a análise dessas narrativas, fez-se necessário um estudo sobre as memórias e os processos de rememoração, esquecimento e silenciamento articulados para essa produção, além de uma aproximação das teorizações sobre memórias traumáticas. A partir das narrativas foram observados e analisados três atos performativos: Corpo e Identidade; A experiência escolar; Profissionalização. Em síntese, pode-se pensar que as experiências transexuais e travestis na escola são múltiplas e singulares e que as narrativas são produzidas performaticamente, isto é, por meio de atos performativos das memórias dos sujeitos. Com isso, pode-se compreender que qualquer generalização que relacione transexualidade e escolarização formal pode ser perigosa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as its object of analysis transsexual experiences in school. From this perspective we built the research problem, the narratives produced by transvestites and transsexuals on the process of their formal schooling. The methodology employed was the concept of carthography, aiming at drawing a map of transsexual subjective territories in school. This carthographic-map was produced through the theorizations of Michel Foucault, Thomas Laqueur, Gilles Deleuze, Judith Butler, Berenice Bento and Maria Rita de Assis Cesar, among others. The research also proposed an outline analysis of the literature on the construction of gendered and sexualized society through binary references and heteronormativity; on gender performativity; on the pathologizing of transgender experience; on the school, and on narratives produced by the subjects. These narratives were obtained through six interviews with female transsexuals, one with a male transsexual of Curitiba and also through a discussion with leaders of the Transvestite and Transgender Movement in Southern Brazil. For analyzing these narratives, it was necessary to study the question of memory and the processes of remembering, forgetting and silencing articulated to these narrative productions, as well as an approach to theorizing traumatic memories. Regarding these narratives, three performative acts were analized and discussed: Body and Identity; the schooling experience; professionalization. To summarize the argument, one should consider that transsexual and transvestite experiences at school are varied and unique and that their narratives are produced performatively, in other words, through the performative acts of the subjects. memories. Thus, one can understand that generalizations linking transsexuality and formal schooling may be dangerous.pt_BR
dc.format.extent210 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectTransexuais - Escola - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTransexuais - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCartografias da transexualidade : a experiência escolar e outras tramaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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