Show simple item record

dc.contributor.authorRamos, Gabriel Silvapt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2011-01-25T12:27:27Z
dc.date.available2011-01-25T12:27:27Z
dc.date.issued2011-01-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25051
dc.description.abstractResumo: Neste documento são apresentados os aspectos que justicam a necessidade de se aplicar diagnóstico automático ativo seguido de intervenção imediata durante a interação de um aprendiz com um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos matemáticos. Poucos trabalhos foram encontrados na literatura cientíca sobre OA que permitam a classicação de erros de generalização de conceitos, com a nalidade de enriquecer e precisar o diagnóstico. Conceitos referentes à criação de ferramentas com essas características são estabelecidos, bem como uma arquitetura baseada neles é desenvolvida. Um protótipo baseado em tal arquitetura é construído e aplicado em domínios que envolvem conceitos analíticos, como Progressões Geométricas em Fractais e Funções de Primeiro Grau. Por m, são apresentadas as perspectivas de pesquisa futura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAlgoritmos de computadorpt_BR
dc.titleDetecção e remediação de erros na generalização de conceitos matemáticos por meio de sistemas tutores inteligentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record