Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosmo, Michellipt_BR
dc.contributor.otherWatkins, Michael Alan, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T20:35:35Z
dc.date.available2020-06-12T20:35:35Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25026
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michael A. Watkinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 87-89pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco principal dessa dissertação é analisar se os brasileiros, aprendizes da língua inglesa, conseguem identificar e produzir os diferentes contornos entoacionais utilizados em frases declarativas e em perguntas sem a inversão do auxiliar. Os participantes fizeram um teste de percepção no qual eles ouviram frases produzidas por um falante nativo e escolheram entre dois tons: ascendente (perguntas sem a inversão do auxiliar) ou descendente (declarativas); seguido pela realização de um teste de produção, no qual os participantes leram frases escritas em cartões. Os resultados mostraram que tais estudantes podem distinguir entre os contornos usados em frases declarativas e em perguntas sem a inversão do auxiliar, e que eles são capazes de produzir o primeiro contorno. Entretanto, ao produzir as perguntas sem a inversão do auxiliar eles apresentaram uma tendência a usar a entoação que seria apropriada em uma "tag question", isto é, uma frase afirmativa seguida de uma expressão de confirmação, mas tal fato não permite que uma frase declarativa seja ouvida como uma pergunta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of this dissertation is to check if Brazilian learners of English can identify and produce different intonation patterns in declarative sentences and non-inverted questions. The participants took a perception test in which they listened to sentences produced by a native speaker and chose between two tones: rise (non-inverted questions) and fall (declaratives). This was followed by a production test, in which participants read sentences from cards. The results showed that these students could distinguish between pitch contours used in statements and in non-inverted questions, and that they were able to produce the first pattern correctly. However, when producing non-inverted questions they showed a strong tendency to use the intonation contour which would be appropriate if there was a following tag question, but which does not allow a declarative sentence on its own to be heard as a question.pt_BR
dc.format.extent94f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeirospt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA percepção e a produção de frases na lingua inglesa : uma análise do desempenho de aprendizes brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples