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dc.contributor.authorSpréa, Nélio Eduardopt_BR
dc.contributor.otherGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T14:53:25Z
dc.date.available2020-06-04T14:53:25Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25024
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionAcompanha o DVD Brincantes da Fundação Cultural de Curitibapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/07/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 227-234pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo discutir e compreender o modo como as crianças realizam, processam e produzem cultura enquanto brincam nos intervalos de recreio escolar. Participaram da pesquisa crianças com idade de 6 a 11 anos, alunas de escolas da Rede Municipal de Curitiba. A elaboração de um referencial teórico e metodológico para o estudo oportunizou uma aproximação entre o sociólogo Florestan Fernandes (2004) e autores que compõem atualmente o campo da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2004; CORSARO, 2009;). Esses referenciais cumpriram com o papel de evocar uma noção de infância como construção social e uma idéia de criança como ator social co-autora de sua socialização. A pesquisa encontrou nas ações lúdicas das crianças um campo de análise no qual foi possível situar os protagonismos das crianças em relação à constituição de suas práticas sociais. A observação participante, a entrevista e o documentário audiovisual foram os instrumentos utilizados. O documentário audiovisual não só auxiliou nos processos de coleta, separação, organização, seleção e tratamento dos dados, como também, caracterizou-se como um instrumento de devolutiva da pesquisa para a rede de ensino investigada, uma vez que foi distribuído gratuitamente como material didático para cerca de 600 escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. As análises mostraram que, por meio de um processo sociodinâmico em que se interpenetram os fenômenos da assimilação, adaptação, invenção e transmissão de saberes, as crianças produzem cultura enquanto brincam, constituindo tradições.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims at discussing and understanding how children bring about, process and produce culture when they are playing at the school playtime. The subjects of this research are 6 to 11 year-old, who are students at the municipal public school in the city of Curitiba. The elaboration of a theoretical background and methodological reference allowed the establishment of an association between the works of the sociologist Florestan Fernandes (2004) and the authors that currently are in the Sociology of Childhood field (SARMENTO, 2004; CORSARO, 2009). These references evoke a childhood notion of children as a social construction and the idea of the children as social actors who are the co-authors of their own socialization. The research has found that the ludic actions taken by kids may be an analysis field that places the protagonism of children in connection with the constitution of their social practices. In order to gather the data, the researcher used participant observations, interviews and a documentary film. It is important to mention that the documentary film was of great help in the process of collection, organization, selection and treatment of data. The film has also become a feedback instrument to the community in the form of a pedagogical material which was distributed to approximately 600 public schools in Curitiba and its surroundings. The present investigation has showed that children produce culture while playing. They build their values and traditions through a sociodynamic process in which the phenomena of assimilation, adaptation, invention and transmission are intertwined.pt_BR
dc.format.extent236 f. + anexos : Tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectHomens - Socializaçaopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA invenção das brincadeiras : um estudo sobre a produção das culturas infantis nos recreios de escolas em Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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