Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, Paula Alexandra Reispt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T15:10:48Z
dc.date.available2020-08-19T15:10:48Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25012
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 123-133pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da "educação para os meios", da "mediação tecnológica no ensino" e "mediação na gestão comunicativa", ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da "Análise de Conteúdo" em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The interrelation between communication and education was analyzed in the context of music teaching and learning, inserted into the curriculum complementation program: "Programa Viva a Escola", from the State Board of Education of Parana in Curitiba, southern Brazil, in the academic year of 2009. It was argued that this interrelation happens when, besides the quality music education, there is also a training of qualified listeners, critical consumers and autonomous and responsible producers, with approaches to "education for the media", the "technological mediation in education" and "mediation in communicative management", that is, with educomunication in music education. By "Content Analysis" of documents and interviews with students and teachers, it have found that there was a quality music education: music fluency found in significant moments of music composition, performance and listening being supported by the theoretical and technical development, and with significant human interactions. The educomunication has found a suitable place for its effectiveness and there were initial signs in the area of music education in the investigated contexts, however, this interrelation communication/education has not happened intentionally, planned and systematized yet. This brings the discussion about the importance of interdisciplinary work of the music educator with educomunicator for the realization of the teaching and learning of music in harmony with the new human sensitivities arising from a society conditioned by the Information Technology and Communication.pt_BR
dc.format.extent156 f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMúsica - Educação - Tecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - tecnologia da informação - Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples