dc.contributor.author | Teixeira, Rosane de Fátima Batista | pt_BR |
dc.contributor.other | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | pt_BR |
dc.contributor.other | Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T13:36:07Z | |
dc.date.available | 2020-09-21T13:36:07Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/25001 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem | pt_BR |
dc.description | Co-Orientadora: Profª Drª Tania Maria Figueiredo Braga Garcia | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2009 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 104-108 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Investigação desenvolvida com objetivo de analisar e discutir as relações entre professores e livros didáticos de alfabetização, em que se prioriza a compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro didático e as explicações das relações que estabelecem com este material no contexto da cultura da escola. Considera o livro como um objeto material da cultura escolar, que contribui na determinação de formas de pensar e de agir dos professores. Investiga a função do livro no processo de alfabetização e o uso que o professor faz deste material no cotidiano escolar. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas realizadas com quatro professoras alfabetizadoras do município de Curitiba. Entrevistas também foram realizadas com profissionais da secretaria de educação deste município e com pedagogas de escolas municipais, no período de março a setembro de 2008. De forma complementar, realizou-se análise documental. A análise dos dados, subsidiada pelas categorias teóricas cotidiano, saber docente, cultura escolar e construção social da escola, suscitou o estabelecimento de categorias de análise, que foram formuladas num primeiro momento como organizadoras gerais do processo analítico e posteriormente permitiram articular os resultados em torno da conceituação, uso e significado do livro didático pelos professores. Dos resultados obtidos ao longo do processo de investigação pode-se apreender que a valorização do objeto livro didático na cultura escolar não é diretamente correspondida na cultura da escola e que os professores estabelecem formas de usar o livro didático de alfabetização principalmente a partir de suas experiências pessoais e profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper reports the research undertaken to analyze and discuss the relationships established between the teacher and the literacy textbook, which gives priority to understand the meanings that teachers attach to the literacy textbook and the explanations of the relationships they build with this material in the context of school culture. The book is a material object of the school culture, which helps in
determining ways of thinking and acting teachers. Investigates the role of the book in the process of literacy and the use that teachers make of it in everyday school life. The empirical material was produced by priority from interviews conducted with four teachers training teachers in the city of Curitiba. Interviews were also conducted with professionals from the education department of the municipality and educators in
public schools, from March to September 2008. Analysis was performed and a documentary research of the state of the art on the basis of the Anped to locate studies that which focus on the theme addressed. Data analysis, subsidized by the theoretical categories everyday, teacher knowledge, school culture and social construction of school, prompted the establishment of categories of analysis, that were formulated at first as general organizer of the analytical process and then could be translated into concepts, use and meaning of the textbook in the school culture. Out of this process can reveal that the recovery of the object textbook in the school culture is not directly matched in the culture of schools and teachers to establish ways of using the textbook literacy mainly from his personal and professional xperiences. | pt_BR |
dc.format.extent | 135 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Relações professor e livro didático de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |