Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Jussara das Graças Trindade ept_BR
dc.contributor.otherSilva, Monica Ribeiro da, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T17:25:13Z
dc.date.available2020-12-16T17:25:13Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24985
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Monica Ribeiro da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 91-95pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo analisou o processo de construção das propostas de integração curricular no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, no estado do Paraná. A pesquisa consistiu na elaboração de um quadro analítico com base na categoria indissociabilidade entre formação geral e formação específica, proposta presente nos Documentos normativos do PROEJA, nas oficinas de trabalho com vistas à elaboração das propostas curriculares e nos planos de curso Técnico em Administração, Técnico em Secretariado e Técnico em Meio Ambiente. Para concretização dessa análise esse estudo partiu do seguinte problema de investigação: o referencial teórico proposto nos documentos preliminares da implantação do PROEJA no estado do Paraná aponta o trabalho como princípio educativo e a articulação entre os eixos ciência, cultura, trabalho, tecnologia e tempo como proposta da organização do currículo integrado e como condição de produzir a indissociabilidade entre formação geral e formação específica. Diante desses enunciados e, considerando a complexidade de seus objetivos, indagou-se: em que medida foi possível assegurar consistência entre as proposições normativas e as propostas dos cursos no que se refere à indissociabilidade entre formação geral e formação específica, pressuposto para a integração curricular com vistas à formação unitária e politécnica, anunciada como desejável no âmbito dessa política? Verificou-se de antemão que ocorre um distanciamento entre as proposições dos documentos normativos e a incorporação dessas proposições nos planos de curso. Levantou-se como hipótese que a explicação para esse distanciamento se deve a uma multiplicidade de sentidos atribuídos à proposição da indissociabilidade entre formação geral e formação específica, considerando o princípio educativo do trabalho, por parte dos sujeitos que elaboraram os documentos normativos e as propostas curriculares. Com base nessa hipótese constatou-se que as propostas construídas nos cursos, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Secretariado, atendem parcialmente aos objetivos anunciados com vistas a alicerçar uma formação humana e profissional capaz de superar a histórica dualidade entre Ensino Médio e Educação Profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper analyzed the construction process of the curriculum integration proposal on the scope of the Integration Program of the Technical Professional Education from High School to adults and young learners Education (PROEJA), at Parana’s state. The research was about the elaboration of an analysis board from the inseparable category between the general formation and the specific one, proposed in the normative documents from PROEJA, at the workshop with visits to the curriculum proposal elaboration and at the technical administration, technical secretary and technical environmentalist courses. To materialize this analysis this paper had the following investigation issue as the main point: the theoretical reference proposed at the first documents from PROEJA introduction at Parana’s state shows the work as the education principle and the articulation between the science, culture, work, technology and time axes as the proposal of the integrated curriculum organization and with the condition to produce the inseparability between the general formation and the specific one. From these statements, and, considering the complexity of their goals, it was questioned: in which measurement it was possible to ensure the consistence between the normative propositions and the courses proposals which refer to the inseparability between the general formation and the specific one, assuming to the curricular integration focusing to the unique and polytechnic formation, announced as being wished from this politic scope? Beforehand, it was found that occurs a distance between the normative documents propositions and the incorporation of these propositions at the courses plans. It was raised the hypothesis that the explanation of this distance is because the variety of the attribute sense to the inseparable proposition between the general formation and the specific one from the work education principle, from the people who elaborated the normative documents and the curricular proposals. After this hypothesis it was assumed that the proposals built at the technical administration, technical secretary and technical environmentalist courses, answer partially the announced goals from the view to base the human and professional education capable to separate the historic duality between High School and Professional education.pt_BR
dc.format.extent97 f. + anexos : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Paraná (PR)pt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducação do adolescentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção do currículo integrado no âmbito do PROEJA/PR : a questão da indissociabilidade entre formação geral e formação específicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples