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dc.contributor.authorSilva, Sidinei Pithan dapt_BR
dc.contributor.otherKlein, Lígia Regina, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T18:04:19Z
dc.date.available2020-07-30T18:04:19Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24901
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ligia Regina Kleinpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 213-229pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa alguns desdobramentos (da crise) da racionalidade moderna na educação, buscando compreender suas implicações para o currículo e a formação universitária no capitalismo tardio. Em linhas gerais, procura compreender e explicitar as relações <mediatas> entre o projeto filosófico, político e social da modernidade, em sua fase sólida (acumulação rígida do capital), com a <lógica curricular da universidade moderna> e, o projeto filosófico, político e social da (pós-) modernidade, em sua fase flexível (acumulação flexível do capital), com a <lógica curricular da universidade no capitalismo tardio>. Parte, para tanto, num primeiro momento, da explicitação dos pressupostos &quot;filosóficos" fundamentais do projeto social da modernidade (burguesa), que tiveram seu ápice no contexto do Iluminismo europeu (século XVIII). Investiga, sobretudo, o contexto histórico, implicado na <legitimação> destes pressupostos, os quais se fizeram presentes e determinaram os <fundamentos> da (lógica curricular e da formação acadêmica constitutiva da) universidade moderna. Num segundo momento, explicita-se a crise destes pressupostos constitutivos da <racionalidade> moderna, evidenciando as diferentes críticas da modernidade e, os novos pressupostos emergentes ao longo do século XX. Busca-se destacar os aspectos históricos, políticos e sociais que condicionam e se relacionam com a <crise de legitimação> dos pressupostos da modernidade (sólida), e, ao mesmo tempo, apontar, para dimensões-limite das novas teorizações emergentes na (pós-) modernidade (flexível). Procura-se apresentar e evidenciar a imprescindibilidade destas novas formas de conhecimento, que tentam <criticar> o paradigma moderno, e estabelecer novos vínculos com o real, mas, evidenciam-se as necessidades de pensar, simultaneamente, nos limites e <aporias> que estas novas formas de conhecimento engendram ao não tematizar suficientemente possibilidades de compreender e superar a <lógica da modernidade> (burguesa). Vislumbra-se, assim, colaborar criticamente para pensar os desafios da educação universitária no contexto da crise da racionalidade moderna e, na emergência da teorização pós-moderna. Destaca-se, outrossim, a partir deste enfrentamento com o pensamento moderno e pós-moderno, o alcance, bem como as condições de possibilidade das teorias críticas (marxianas) para pensar e desenvolver o currículo e a formação universitária. Figuram, em torno destes interesses, a radicalidade e a necessidade de pensar, na educação, as condições <mediatas> que temos para desenvolver a <emancipação> social (e humana), projetada pela modernidade (iluminista) e, incorporada a ela, o desafio de uma política cultural das <diferenças>, projetada pela pós-modernidade. Sob, este critério, torna-se impossível pensar numa política cultural para o currículo e para a formação universitária, que não esteja sintonizada com possibilidades de romper com as formas de alienação e exploração social típicas do capitalismo tardio. A luta contra a dominação, como lembra-nos Bauman, de forma alguma pode ser feita apenas localmente, mas sempre globalmente e, nisso se equivocam alguns pós-modernistas ao <eclipsarem> a razão. Palavras-Chave: Modernidade/Pós-Modernidade. Educação. Teoria Crítica. Capitalismo Tardio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyses some outspreads (from crisis) from modern rationality in education, trying to understand their implications for the curriculum and the academic formation in the late capitalism. Broadly, it tries to understand and explain the mediate relations among philosophic, political and social project from the modernity in its solid phase (rigid accumulation of the capital), with the curricular logic from the modern university and, the philosophic, political and social project from de modernity, in its flexible phase (flexible accumulation of the capital) with the curricular logic from the university in the late capitalism. It is, in a first moment the explanation of the fundamental philosophic assumptions, from the social project of modernity ( bourgeois), which had its peak in the European Illuminist context (century XVIII). It especially investigates, the historical context, implicating in the legitimization of these assumptions, which were presented and determined the fundaments of (curricular logic and academic constitutive formation of) modern university. In a second moment, it details the crisis of these constitutive assumptions from modern rationality, showing the modernity different critics, and the new assumptions emerging along Century XX. It tries to detach the historical political and social aspects, which condition and connect themselves with the legitimization crisis from (solid) modernity assumptions, and, at the same time, point out to limit-dimensions from the new emerging theorizations in (post) modernity (flexible). It tries to present and evidence the indispensability from these new ways of knowledge, which try to criticize the modern paradigm, and establish new linkages with the real, but, evidence themselves in the necessity of thinking, simultaneously, in the limits and contradictions that these new knowledge ways produce when they don.t thematize enough possibilities of understanding and overcome the logic of modernity (bourgeois). So, it is thought to collaborate critically for thinking the university education challenges in the context of modern rationality crisis and, in the urgency of post-modern theorization. It is detached likewise from this on coping with a modern and a post modern thinking, the reaching , as well as, the possibility conditions of critical theories (Marxian.s) to thing and develop the curriculum and the academic formation. It is included around these interests the radicalism and the necessity of thinking, in education, the mediates conditions which we have to develop the social and human emancipation, projected by the modernity (illuminist) and , incorporated to it, the challenge of a cultural politics of differences, projected by the post-modernity. Under this criterion, it gets impossible to think in a cultural politics to the curriculum and to the academic formation, which is not tuned with possibilities of breaking with the alienation ways and social exploration, typical of late capitalism. The struggle against the domination, as remind us Bauman, in no way can be made just locally, but always globally and, in this, some post-modernists equivocate themselves when they outshine the reason. Key words: Modernity / Post-modernity. Education. Critique Theory. Late Capitalism.pt_BR
dc.format.extent229 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação e pós-modernidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleModernidade/Pós-modernidade e educação no contexto do capitalismo tardiopt_BR
dc.typeTesept_BR


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