Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Jucimara Bengertpt_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T14:59:18Z
dc.date.available2020-10-26T14:59:18Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24898
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Tecnologia. Defesa: Curitiba, 19/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 123-128pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação e trabalhopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre a formação continuada dos professores e o desempenho dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, ao se observarem os resultados obtidos nas avaliações em larga escala realizadas atualmente no Brasil, em especial na Prova Brasil nos anos de 2005 e 2007. Para atender aos objetivos esperados, estabelece-se relação entre formação continuada e qualidade de ensino na educação pública. Apresentam-se conceitos e finalidades da formação continuada relacionando-os a períodos da história da educação brasileira. Destaca-se, ainda, o que diz a lei nacional sobre a formação dos professores e faz-se um contraponto com as contribuições da formação continuada e as críticas realizadas em função de suas limitações. Traça-se um panorama da política de formação continuada no Brasil, no Estado do Paraná e na Região Metropolitana de Curitiba. E, ao optar pelo estudo de caso, apresentam-se as políticas de formação continuada no Município de Araucária- PR, bem como algumas características do Município em relação à população e economia e, mais especificamente, à educação, a fim de situar e contextualizar a pesquisa. Consideram-se as horas de formação continuada oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, como nas demais atividades de formação, no período de 2001 a 2008 e observa-se de que forma interferem no desempenho dos estudantes. Para concluir, faz-se também uma relação entre os processos e as políticas de formação continuada no Município, como o Plano Municipal de Educação e as atuais demandas no Brasil, incluindo o Plano de Ações Articuladas de Araucária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the following study is to analyze the relationship between the increase in education of teachers and the educational results obtained by students of the primary, or elementary grade levels, obtained mainly by large scale exams, conducted in Brazil, and in particular in the Prova Brasil from 2005 to 2007. To reach the following objectives, a correlation has been established between the further education of professors and the quality of education in the public school system. The study presents concepts and goals of the continuous formation relating to periods of the educational history of Brazil. One aspect that greatly stands out in the study is what the national law states regarding teacher education and is a counterpoint to the contributions of teacher education and the subsequent criticisms related to its limitations. The study creates a picture of the politics of continual teacher education in Brazil, particularly in the metropolitan area of Curitiba, in the state of Paraná. Furthermore, by opting to analyze a case study, the politics revolving continual teacher education in the township of Araucária, Paraná, are laid out, as well as characteristics of the township related to the population and economy, and more specifically, education, with the purpose of putting the following study into context. One vital aspect that is taken into consideration is the quantity of hours that the teacher must put in throughout his or her education in the courses that are offered by the Municipal Secretary of Education in the subjects of the Portuguese language and mathematics, as well as in other educational activities, throughout the years of 2001 to 2008, while also observing how these activities interfere in the performance of the student. In conclusion, a relationship is also established between the processes and the politics of continual education in the municipality, such as the Municipal Educational Plan, and the current demands of the country, including the Plano de Ações Articuladas de Araucária.pt_BR
dc.format.extent135 f. : il. [algums color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEducação - Araucária (PR)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada e desempenho estudantil : o caso de Araucária - Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples