Educação e controle social : a intervenção policial na escola
Resumo
Resumo: o presente trabalho tem como objetivo fundamental analisar o processo de intervenção policial nas escolas. Especificamente, pretende estudar o projeto UPatrulha Escolar Comunitária" desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Paraná em parceria com a Secretaria de Educação. Através de uma descrição de como se constitui a percepção de diferentes atores que compõe a comunidade escolar, busca-se sistematizar alguns elementos que legitimam tal proposta de política pública para a segurança em um colégio estadual no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. A metodologia utilizouse dos seguintes procedimentos: observação participante, etnografia, grupos operativos, aplicação de entrevistas e questionários. O objetivo foi comprovar que um dos elementos fundamentais neste contexto é a existência de uma crise na autoridade escolar, que apresenta como seus pressupostos básicos a crise de convivência, o desgaste e a descrença com o trabalho docente, além do desenvolvimento de uma sociabilidade violenta entre jovens. Estes elementos se retroalimentam e colocam dificuldades à escola em trabalhar com seus próprios problemas. Isto por sua vez autoriza e legitima a entrada da polícia em seu espaço como uma tentativa de resolver os conflitos que emergem na interação entre professor e aluno, reforçando um controle social autoritário. A instituição de ensino transfere parte de suas responsabilidades à polícia, a qual se insere como um novo ator social no campo educacional na tentativa de suprir as dificuldades que a primeira não consegue mais resolver. Abstract: The present work has the ma in goal to analyze the process of intervention at schools made by the police. Specifically, it intends to study the project uCommunity School Patrol" developed by The Secretary 01 Education Salety. Through a description on how it has constituted the perception of different actors that form the public scholar community, it aims to systemize some elements that legitimate such
suggestion trom the public police for the safety at a public school in Piraquara, a metropolitan city of Curitiba. The methodology has used the follow procedures: participant observation, ethnography, operative groups, appliance of interviews and questionnaires. The objective has been to confirm that one of the fundamental elements in this context is the existence of a crisis within the scholar authority that shows as its basic presupposed a crisis of sociability, the consuming and a lack of faith toward the docent work, as well as the development of a violent sociability among adolescents. These elements feed each other and put difficulties toward the school in what concerns working with its own matters. This, nevertheless, authorizes and legitimates the entrance of the police on its space as an attempt of solving the conflicts that emerge from the interaction between teacher and student, re inforcing the social authority control. The teaching institution transfers part of its own responsibilities to the police, which inserts itself as a new social actor in the
educational field in the attempt of supplying the difficulties the first one can no longer solve it.
Collections
- Teses & Dissertações [9265]