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dc.contributor.authorOwsiany, Paulo Anselmo Santanapt_BR
dc.contributor.otherMarques, Jair Mendes, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.date.accessioned2010-11-29T12:18:19Z
dc.date.available2010-11-29T12:18:19Z
dc.date.issued2010-11-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24871
dc.description.abstractResumo: A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo constantemente. A escola que deseja produzir ensino de qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades de seus alunos e de sua equipe. Este trabalho busca identificar a importância das variáveis referente ao desempenho e a infraestrutura das escolas públicas estaduais do ensino fundamental pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE-UVA). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como instrumento principal a coleta de dados por meio de questionários que foram distribuídos a todas as escolas pertencentes ao NRE-UVA. Esses questionários foram divididos em três blocos: diretores, professores e alunos, com o objetivo de obter uma descrição quantitativa de informações. rganizaram-se os dados utilizando parte das variáveis correspondentes formando uma matriz para cada bloco, após utilizou-se para análise dos dados a técnica estatística da Análise Fatorial com o método da rotação Varimax que possibilitou obter uma estrutura linear do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um número de variáveis em um conjunto menor de fatores, a fim de obter os indicadores de maior poder de explicação em cada um dos três blocos. A partir desta análise utilizou-se sobre os indicadores revelados nos três blocos a análise de agrupamento (Cluster) usando o método de Ward para hierarquizar e identificar as escolas que melhor influenciam na qualidade do ensino através do desempenho e infraestrutura. Assim pode-se identificar a formação de dois agrupamentos de escolas na distância três do eixo das ordenadas, sendo o primeiro grupo formado pelas escolas que tiveram o melhor desempenho na indicação dos professores e o segundo grupo formado pelas escolas de melhor desempenho indicadas pelos diretores e alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMetodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleAplicação da análise multivariada no desempenho e hierarquização das escolas estaduais do Núcleo Regional de União da Vitóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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